Chega ao fim a mais longa parceria da Stock Car brasileira com um fornecedor: a Pirelli, que começou suprindo a categoria com pneus radiais e desde 1982 com os modelos slicks proóprios para competição, se despede ao fim desta temporada. Em seu lugar, entra a Goodyear, como informou o confrade Victor Martins no site Grande Prêmio.
A troca já vinha se desenhando há tempos. Primeiro, a Vicar "namorou" a Michelin, que chegou a trazer pneus de fora para uma avaliação com o Stock então guiado por Raul Boesel na Böettger. Os pneus franceses foram 1"5 mais rápidos que o composto da Pirelli. Mas a negociação foi abortada.
Neste ano, as críticas aumentaram. Decidiu-se usar compostos P Zero de fabricação nacional, ao invés do que vinha acontecendo desde o início de 2003, quando autorizou-se a importação dos pneus italianos - que eram mais velozes. Além da lentidão em relação ao ano passado, a irregularidade dos jogos de pneus irritou pilotos e equipes. A Vicar desaconselhou as reclamações, mas estas prosseguiram.
Felipe Giaffone, que leva a cabo o desenvolvimento do novo carro da Stock para 2009, fez testes com os pneus Goodyear e deu seu parecer à organização. O fabricante de Akron traz pneus diagonais, de perfil alto. A Pirelli fabrica pneus radiais, de perfil baixo.
Os jogos de pneus - que poderão ser limitados a três por fim de semana - devem ser estipulados em US$ 2 mil. Um pouco mais do que custam os Pirelli, é verdade. Mas se a Stock Car deseja evitar problemas com sua imagem e principalmente manter a segurança dos pilotos, a troca pode ser benéfica para todos.
E de mais a mais, este é um novo passo rumo às semelhanças que o campeonato tupiniquim tenta estabelecer com a Nascar, a Stock Car americana.
Que por sinal tem Montoya na primeira fila neste domingo, na "Milha Monstro" de Dover.
4 comentários:
Só falta o Gordo leva essa corrida...
Wallace Michel
A Pirelli tava com os pneus com deficiências em alguns lotes há duas temporadas. E acho que é necessária essa troca, uma categoria que quer ser a melhor da america do sul, tem que ter um bom calçado. E que seja bem vinda a Goodyear.
Estranho imaginar a Stock sem os Pirelli, de qualquer forma é melhor mesmo que alguém pense em evolução.
Depois de uma situação como a dessa temporada não há possibilidade nenhuma de se pensar no histórico da marca, que por culpa própria jogou tudo isso pela janela.
Agora será necessário um pouco de paciência na próxima temporada pois é natural que todos passem por um período de adaptação.
Trocar de fabricante faz parte e acontece sempre, mas ficar mais parecida com a porcaria da Stock Americana é de doer para quem gosta de carros que fazem curvas bem feitas...para os DOIS lados....
Postar um comentário