sexta-feira, 14 de setembro de 2007

"Belgicanas"


A Fórmula 1 tenta esquecer a nebulosa história do "Stepneygate" e suas conseqüências, mas tanto para quem está envolvido com a categoria diariamente e mesmo aos que não estão, como é o caso de quem acompanha tudo à distância, é algo que parece impossível.

Hoje, a FIA fez saber as reais dimensões do caso de espionagem, com direito a uma revelação surpreendente. Foi Ron Dennis, em pessoa, que resolveu tornar pública a existência dos e-mails trocados entre Alonso e de la Rosa, que comprovavam que o bicampeão mundial tinha informações - preciosas, aliás - sobre o carro da Ferrari e a estratégia da equipe. Tudo tendo como suporte as conversas entre Mike Coughlan e Nigel Stepney.

Segundo dizem, Alonso fez chantagem com o todo-poderoso diretor da McLaren, ameaçando jogar o nome da equipe na lama em troca possivelmente da liberação do contrato de três anos que assinou com a escuderia inglesa. A moral de Alonso no seio da equipe hoje beira a zero, mas o piloto dá de ombros e continua fazendo o que sabe dentro da pista.

Querem uma prova: então vejam os tempos de hoje, especialmente na segunda sessão, onde Alonso chegou a ter uma vantagem de 1"5 para Lewis Hamilton, tirada no braço pelo inglês numa volta espetacular no fim da sessão - com direito a uma controlada como se guiasse um kart. No fim das contas, o líder do campeonato ficou a 111 milésimos do bicampeão. Nada mau.

Felipe Massa minimizou o prejuízo do primeiro treino, quando escapou na curva Rivage e parou na brita. Fez o 3º tempo na sessão seguinte, a pouco menos de 3 décimos de Alonso - e foi melhor que Räikkönen, provando que é uma gangorra a luta entre um e outro para ser o mais veloz em determinados circuitos.
Surpresa positiva foi a Toyota - 5º e 6º lugares com Trulli e Ralf Schumacher, além de Sakon Yamamoto, que fez um honroso 17º tempo com a Spyker. A BMW é que desiludiu, não passando de um nono e um 11º lugares, com Kubica adiante de Heidfeld.

Meu palpite para o fim de semana?

Alonso faz a pole e vence. Mas não sei se sai de Spa líder do campeonato, porque evidentemente que Lewis Hamilton, mesmo que não tenha condições de ganhar, correrá para ser na melhor das hipóteses o 2º - e isto reduziria a diferença atual entre os dois de três para somente um ponto.

Esta decisão de campeonato promete...

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu aposto no Raikkonen.

Anônimo disse...

Quer um palpite? Acho que dá Alonso, mas tô torcendo pro Kimi.

Anônimo disse...

...não se formam mais pilotos de f1 e bandas de rock como antigamente...

Carlos Garcia disse...

Começou errando, hein? kkk...

Mas quem arrisca não petisca, nunca ví comentarista esportiva errar resultado depois da corrida... aí fica fácil, risos...

Sobre Ron Dennis, se foi ele mesmo quem delatou a própria equipe, seja lá por quais motivos, a punição se torna um pouco mais digesta... um pouco mais!!!