Para 1971, Frank comprou chassis March 711 e o único feito de sua equipe foi o recorde de volta de Henri Pescarolo no GP da Itália - 247,016 km/h de média, que durou mais de duas décadas. E no ano seguinte, o piloto francês teria José Carlos Pace como companheiro de equipe.
O engenheiro chefe da Frank Williams Racing Cars (nome pomposo da pequena escuderia) era Len Bailey, enquanto Ron Tauranac - que vendera sua sociedade na Brabham para Bernie Ecclestone, o novo proprietário daquela escuderia - era chamado para fazer alterações no March 711. Com um reestudo aerodinâmico, o projetista mexeu na frente do carro, rebatizado de 711/3.
Len Bailey ficou encarregado de construir o novo carro da equipe, com o apoio de um substancial patrocínio: a fábrica de brinquedos Politoys - que também batizaria a máquina. Em julho, no meio do campeonato, o projeto FX3 ficou pronto e foi à pista para o GP da Inglaterra em Brands Hatch (foto abaixo).
Pescarolo, que não tinha pontos no campeonato (Moco somara três - um na 2ª corrida em Jarama e dois na etapa de Nivelles, logo depois), foi escalado para andar com o Politoys nos treinos. Seu desempenho foi desastroso: na qualificação, ele ficou a 1"1 do penúltimo colocado, o Eiffelland-Ford de Rolf Stommelen. Na corrida, ele passou o Tecno de Nanni Galli e ganhou posições com as quebras de Andrea de Adamich (Surtees) e Peter Gethin (BRM). Só que na 7ª volta, ele despistou-se e bateu, destruindo o carro.
Pesca voltou ao comando do 711/3 nas provas seguintes e o Politoys foi inscrito novamente para o GP da Itália, onde seria pilotado por Giancarlo Gagliardi. Mas o conserto não ficou pronto a tempo e o italiano não pôde fazer sua estréia.
Para 1973, Frank Williams associou-se ao pequeno construtor italiano de carros fora-de-série Iso e conseguiu apoio da Marlboro. Parte do projeto do Politoys foi aproveitada para o surgimento do Iso-Marlboro FX3B, mas aí como o nome já era outro... consideremos então o Politoys como mais um integrante dessa lista, que terá mais outras atrações.
Um comentário:
Rodrigo,
Já reparou que no Mundo da F1 apenas o Ridnt, o Reine Wissel,o Wilson Fittipaldi, o Laffite e Eu usamos Capacetes Verdes? Você (ou outro amigo deste pedaço) se lembra de algum outro piloto na F1 com um Casco Verde?
Postar um comentário