sábado, 29 de setembro de 2007

1.200 km

Abro o site Grande Prêmio e me deparo com a decisão das montadoras em acatar uma mudança na regra da quilometragem dos motores para o futuro.

A partir de 2010, as unidades mecânicas vão poder ser usadas a cada quatro corridas - ou seja, 1.200 km de durabilidade. A potência de cada motor (que continuará sendo V-8) deve oscilar na casa de 675 HP. Graças a um "Sistema de Recuperação de Energia Cinética", 80 HP a mais serão despejados sob forma de um botão tipo nitro.

Depreende-se que, daqui a três anos, o calendário da Fórmula 1 será inchado para 20 corridas, para que as equipes usem em cada carro um mínimo de cinco motores / ano.

Eu não gosto da idéia. Se pelo lado dos custos é algo válido, a idéia de aumentar a vida útil para uma quilometragem equivalente ao percurso Rio-Brasília, é muito esquisita. Numa Fórmula 1 onde quase ninguém mais quebra, nada mais ridículo.

Mas trata-se de uma opinião sem a menor importância diante deste universo macro de "gato-mestres" do automobilismo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tambem não sou apreciador de tal regra.

toda essa propalada guerra contra os custos na verdade só os fez aumentar, pois é impossível de se frear a pesquisa e desenvolvimento.

se liberassem só o desenho dos espelhinhos retrovisores do carro, todos iam gastar os tubos para pesquisar e desenvolver o melhor espelhinho e obter alguma vantagem.

e como toda hora muda-se o regulamento, ora proibindo isso, ora modificando aquilo, acaba-se gastando uma montanha de grana em adptação e novo desenvolvimento.

exemplo: saiu de v10 para v8 ? bota um caminhão de grana ! o motor tem de durar 2 provas ? e lá vai mais um caminhão de dindim !
e por ai vai.

imagino o quanto vai custar esse tal sistema de recuperação de energia.

ora então por que não fazem logo um f-vê com motor vw e pronto ?

vai ficar baratinho e não quebra de jeito nenhum !

F1 para mim sempre foi pesquisa, experimentação e principalmente a busca da velocidade, esse é o cerne da F1, pelo menos na minha opinioão.

Divilla quando falou no Linha de Chegada, disse uma grande verdade, que o regulamento da FIA era um livretinho de bolso e agora passou a ser uma verdadeira enciclopédia, não pode nada e isso tirou grande parte da graça da coisa.

Pelo menos na opinião deste "gato mestre" hehehe

abs

Filipe W

Carlos Garcia disse...

Sou a favor de regras como essas desde que sejam mais duradouras e não mudem a cada 2 anos, caso contrário acontece o que o amigo acima disse, todos acabam gastando mais.

E o nosso Kazinho lá em casa com 60.000 km, hein? Que beleza... pena que não corre tanto!!!

kkk