terça-feira, 25 de setembro de 2007

Manta



Raridade brazuca: eis o protótipo Manta MSB que correu na saudosa Divisão 4, salvo engano entre 1972 e 1975. O carro da foto acima, com o numeral #32, foi inscrito por Luiz Moura Brito para disputar provas da temporada de 73. Creio que o autódromo onde foi tirada a foto seja o bom e velho Interlagos.

Gostei do carro, que não conhecia. O projeto era de Márcio Leitão e a carroceria foi feita de chapas de alumínio rebitadas e a frente em cunha. Atentem para o detalhe do único espelho retrovisor, bem à ponta esquerda próximo ao cockpit.

No fim das contas, tivemos uma razoável escola de protótipos bipostos e lamentavelmente jogamos tudo fora por conta de custos - e isto já faz 32 anos. E faz falta uma categoria bem-feita e bem-organizada com os Esporte Protótipos 2 litros.

Não custa nada alguém pensar nesta hipótese...

5 comentários:

Anônimo disse...

Mattar,
Grande lembrança!
O Manta foi um dos mais inovadores protótipos brasileiros do início da década de 70.Construção de Márcio leitão e Enzo Scarletti sobre projeto estrutural de chassi de Raymundo de Paula Soares. O desenvolvimento aerodinâmico foi feito por Ary Schneider - projetista de planadores - o Manta diferia de todos os protótipos de sua época por suas soluções inovadoras: carroceria de alumínio,freios in-board e três tipos de chassis. O #1 destinava-se a motores VW, Opala 4 cilindros, Corcel ou Chevette. O #2 era para motores FNm ou Dodge 1800 e o #3 para motores Ford ou Chrysler V-8 e GM 6 cilindros.Mas na prática, nas pistas, correu com motores VW, GM 4 cilindros, Dodge V-8 e FNM-JK 2000.
Foi pilotado por Luis Moura brito, José Pedro Chateaubriand, Valdir Favarin, Paulo Nascimento, Ricardo Conde, dos que eu me lembro.

Claudio Paes Leme disse...

Bela foto... O Manta, ou como o Avallone chamava "cobertor elétrico" talvez a sacanagem fosse porque a idéia do construtor era comercializar a barata e o Avallone vendia bem o A-11 para várias motorizações. Era uma carro interessante. Correu com motor VW e Chevette também. O espelho único estilo Alfa Romeo e Lola T-210 virou febre aqui depois da primeira Copa Brasil.
A idéia de uma categoria assim é muito boa para mexer com os construtores nacionais e levar público aos autódromos. O Alan Magalhães tentou alguma coisa parecida alguns anos atrás. Pena que não rolou.

Anônimo disse...

Já foi feita uma tentativa de reavivar um campeonato nos moldes dos antigos Sport Protótipos 2 litros no Brasil. Acho que lá por 2000/2001 teve inicio o Brascar, ou campeonato Brasileiro de Endurance. Foi a época em que vicejaram nas provas de longa duração protótipos nacionais como o Tango-BMW, Skorpios, Tubarão, AS-Vectra, MCR, Aldee-Spyder e fechado, Espron-BMW e outros que não me lembro agora.Creio que o campeonato foi bem até a chegada de Mercedes Benz DTM, Porsches GT3, Audi TT, Lister-Jaguar e o ZF-Giaffone (ou Riley Scott Mk1 modelo 99, em certos meios...)que desequilibraram o campeonato em termos de desempenho e $$$$. O saldo é que o Brasileiro de Endurance esvaziou-se como competição e muito embora ainda esteja sendo disputado, está muito longe do que chegou a ser. Com o êxodo do grosso do patrocinio para a Stock Bolha, tende a se acabar lentamente, de maneira lamentável.

Dinho Amaral disse...

esse carro está no museu de Curitiba no parque barigui...vou tentar achar a foto e te mando...

Anônimo disse...

Valeu turma!
Uma aula e tanto.

Jonny'O