Há cerca de uma hora, às 18h33 na Europa, o Conselho Mundial da FIA pôs um fim no "Stepneygate", o rumoroso caso de espionagem que pelos últimos quatro meses virou a Fórmula 1 pelo avesso.
Por um instante, o mundo inteiro soube que a McLaren fora excluída não só do campeonato de 2007 - mas também do próximo - o que imediatamente foi desmentido em tão pouco tempo quanto a notícia que foi dada pela Autosport, tida como a bíblia do automobilismo. A inglesada levou uma "barriga" sem tamanho, tirou a informação do ar e a própria FIA desmentiu que qualquer decisão fora tomada e que "o Conselho estava reunido".
Mas aí não era mais o Conselho Mundial, do qual faz parte o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, o Dr. Paulo Enéas Scaglione, e sim o Conselho Deliberativo, que deu seu parecer final. A McLaren foi eliminada do Mundial de 2007, perdendo todos os pontos conquistados e evidentemente sem direito de pontuar nas quatro corridas finais, além de receber uma sanção pecuniária recorde de US$ 100 milhões.
Que aliás, saiu barato. Por que? Ora... porque esse valor é irrisório perto do orçamento que a equipe tem para todo o ano. Lito Cavalcanti, comentarista do Sportv, garante que é oito vezes mais do que o que a equipe terá que pagar à FIA, no prazo de 90 dias.
O prejuízo da McLaren, além da imagem arranhada, levando de roldão sua sócia, a Mercedes, é grande. A equipe não terá direito à receita dos direitos de imagem em 2008. Nem ela e nem a estreante Prodrive - que será ironicamente o time B da McLaren no ano que vem. E há quem diga que esse montante é bem maior do que a multa recebida.
E tem mais: Fernando Alonso dificilmente emplacará a próxima temporada por lá. No contrato celebrado entre ele e Ron Dennis, foi incluída uma cláusula onde ficou claro que o piloto poderia exigir o rompimento do compromisso se sua imagem fosse arranhada e a equipe não marcasse pontos.
Pois bem: a McLaren ficará com zero ponto, a imagem de Alonso também foi prejudicada e a pergunta vai ficar no ar.
Para onde vai Alonso em 2008?
Finalmente, o mercado de pilotos vai esquentar para valer. E a primeira peça a ser movida neste jogo de xadrez é o atual bicampeão mundial de Fórmula 1.
Ah... e antes que eu me esqueça: a punição, que cabe recurso, não atingiu a pontuação dos pilotos. Lewis Hamilton continua líder com 92 pontos e Fernando Alonso em segundo, com 89. Os dois correm "normalmente" neste fim de semana em Spa-Francorchamps.
Sabe-se lá em que condições psicológicas...
5 comentários:
Vou tentar vender SACOS de CEBOLA para o Ron Dennis, pois ele vai querer se mostrar arrependido e só uma cebolinha não vai dar para seu choro....
Acho que Alonso continua na McLaren, até porque a Renault está sendo acusada pela mcLaren de roubo industrial também, então nada melhor do que se manter num time grande e cumprir o contrato até o final. Acho que ele vai preferir não rescindir.
Olha, com todo respeito ao colega Lito Cavalcanti, mas se ele GARANTE que o orçamento da McLaren é oito vezes (!!!) maior que a multa, ou seja, de 800 milhões de dólares, eu aceito o convite: Quero ver a prova disto, quero ver o balançao comercial!
Os detentores do maior orçamento na F1 continua sendo a Toyota. seguidos da Ferrari. E lá tem "só" 300 e 270 milhões respectivamente à disposição.
Acho que o colega interpretou mal uma passagem de texto no meu blog, onde expressei O VALOR DO GRUPO MCLAREN em 800 milhões de dólares...
Prova: http://gpinsider.wordpress.com/2007/09/02/%e2%80%9calo-boa-tarde-e-o-ron-dennis-chamando%e2%80%9d/#more-297
É melhor não recorrer... quando se recorre e se perde a punição pode voltar de forma bem maior...
Acho melhor fazerem como a Ferrari, que já classificou a decisão como justa!!!
Numa categoria que a vitória é decidida mais pelos acertos dos mecânicos do que pela destreza dos pilotos é vergonhoso tirar pontos da equipe e não tirar pontos dos pilotos, pois, como demonstrado nos emails de alonso, a Mclaren e seus pilotos se aproveitaram das informações, ou será que é ético o piloto saber que está usando informações da rival para acertar o seu carro e definir a sua estratégia de corrida, que por sinal decide um bom número de corridas. E o Hamilton é que se sente enojado com a política da F1?!?! E sua atitude no caso???
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