domingo, 23 de setembro de 2007

Winning Stoner



Valeu a pena dormir tarde de sábado para domingo.

Ao contrário do ano passado, quando não fiz questão de ver a última prova do ano, esperei até 2h45 da manhã para assistir a chegada do GP do Japão e a coroação do novo campeão mundial da MotoGP.

Novo não... novíssimo!

Perdendo apenas para Freddie Spencer na jovialidade, o australiano Casey Stoner iguala Valentino Rossi e o próprio "Fast" Freddie, e é campeão na sua segunda temporada na categoria máxima.

Veloz, mas estabanado, ele era conhecido pela alcunha de Rolling Stoner em razão dos tombos acumulados não só nas provas de 125 e 250cc. Também ano passado, quando estreou com uma Honda da equipe LCR, alternou momentos espetaculares com tombos idem.

Com a aposentadoria compulsória de Sete Gibernau, nocauteado por contusões, a Ducati apostou em Stoner para 2007 - talvez imaginando que domariam o moleque para conseguir um título no futuro próximo. Mas o tiro saiu pela culatra: Stoner tomou juízo e a marca italiana fez sem dúvida uma máquina ganhadora. O casamento Stoner-Ducati-Bridgestone revelou-se perfeito e em muitas provas, realmente imbatível.

Sem dar nenhum sinal de fraqueza, ele foi para a corrida de Motegi largando na pior posição do ano... mas será que isso importava? Stoner não podia terminar atrás de Rossi e muitos até acreditaram que a decisão seria adiada para a corrida da Austrália quando Vale liderava. Mas o italiano trocou de moto - porque a pista começou úmida e depois secou - e aí sua Yamaha degringolou de vez.

Stoner chegou em sexto, atrás de Loris Capirossi - que venceu e deu um tremendo tapa com luva de pelica na própria Ducati, Randy de Puniet, Toni Elias, o surpreendente Sylvain Guintoli e Marco Melandri. E aos 22 anos, torna-se o segundo mais jovem da história a vencer a categoria máxima.

Glórias e vivas para Stoner. E para 2008, espera-se a redenção de Rossi. Será que ela vai acontecer?

2 comentários:

Anônimo disse...

O Stoner mereceu este título.
Ano passado escrevi que 2007 seria a "Revenge Season" do Rossi; errei!
Mesmo assim repito, mudando apenas o ano, 2008 será a "Revenge Season" do Rossi e com, pelo menos, 11 vitórias!!!

Anônimo disse...

Grande Titulo do Stoner,ele esteve a um passo a frente dos demais,em um ano de muito equilibrio entre as demais marcas ,só sobrou ele.
E este titulo da Ducati marca a quebra de um tabu desde 1974 ,ultimo titulo de uma marca europeia ,da MV Agusta.No final dos anos 70 e por todo os anos 80 e 90 era impensável inaginar uma marca europeia vencendo o mundial ,aquelas vitorias isoladas da Cagiva em 92 e 93 parecia o maximo onde se poderia chegar.
Mas quando mudou o regulamento em 2002 colocando novamente os motores quatro tempos na disputa se prometia a volta dos europeus na disputa ,e enfim está ai ,o titulo!
Viva a Ducati!

Jonny'O