segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Aliás e a propósito...

Falar em Série C mexe com o equilíbrio emocional dos outros torcedores, principalmente os não-tricolores do Rio de Janeiro.

Percebe-se um ódio mortal em cada frase, cada palavra escrita ou proferida, quando se sabe que o Fluminense - depois de experimentar o limbo da Terceirona, foi muito bem na Copa João Havelange até sofrer um nocaute do São Caetano nas oitavas-de-final.

Mas para que o Flu jogasse a JH, na qual injustamente é acusado de "virar a mesa", cabe a explicação.

Em 1999, o Gama terminou a Série A em 14º, mas por um índice de desempenho estipulado pela CBF, o clube planaltino foi rebaixado para a Segunda Divisão. Naquele mesmo ano, houve o famoso caso dos gatos - jogadores registrados com idade irregular - e este foi o caso do hoje incógnito Sandro Hiroshi. O Botafogo, goleado pelo São Paulo por 6 x 0, e o Internacional, foram os maiores beneficiados - com os pontos do clube paulista repassados a eles... pelo STJD presidido por Luiz Zveiter, torcedor confesso do... Botafogo!

Sabe-se que o Inter escapou na última rodada vencendo o Palmeiras com gol de Dunga e o Botafogo, que seria rebaixado se tivesse perdido de fato os três pontos que conquistou no tapetão depois de humilnante derrota, também se salvou.

Lesado duplamente, o Gama entrou na Justiça Comum contra a CBF, ameaçando a disputa da Série A em 2000. A FIFA, de Zurique, enviou seu aviso: "Caso o protesto se concretize, a CBF será desfiliada da entidade máxima do futebol" - pois nenhum clube pode entrar contra qualquer confederação na Justiça Comum.

E de que forma Ricardo Teixeira contemporizou?

Simples: ninguém foi rebaixado e o campeonato prosseguiria com 26 times. Aí o delegado técnico Virgílio Elísio fez o coração falar mais alto e sugeriu: "Podíamos incluir o Bahia" - que estava na Série B. E Eurico Miranda sacramentou: "Se o Bahia entra, o Fluminense não pode ficar de fora."

Assim nasceu a Copa João Havelange, com o Fluminense e o Tricolor de Aço entrando como CONVIDADOS da CBF.

Está explicado?

16 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,
já que é para esclarecer, vamos a 1996, onde TODA a imprensa insiste em dizer e escrever que houve uma virada de mesa para beneficiar o Flu, mas nenhum mané é HONESTO, exceto o Paulo Vinicius Coelho que sempre se refere a isso, para ter apenas um peso e uma MEDIDA, pois no mesmo ano, o Presidente do Olympique de Marseille, Campeão da Temporada de 95/96, foi preso e o Clube, apesar de CAMPEÃO Francês, foi REBAIXADO (assim como a Juventus, campeã, em 2005/2006)e todos estes otários falam que isso é que é o que se deve fazer. Aqui se comprovou, no caso Yves Mendes,que o Petraglia (com a conversa telefonica gravada e DANDO/PAGANDO R$ 25 Mil através da Dona Daisy - Secretária) e o DUALIB (caso um, zero, zero, se lembra?)pagavam propina e foi por isso que teve a virada de mesa,para salvar o Atlético PR e o Timão, e teve a infeliz champagne do Welerson e do Álvaro Barcelos.
Ninguém fala que o São Caetano, o Goiás e o Paraná também não disputaram ou passaram para a Primeirona por terem conseguido no Campo a classificação. O Flu na JH de 2000, terminou a fase classificatória e 3º atrás do Vasco e do Cruzeiro.

Anônimo disse...

Virada de Mesa mais vergonhosa de todas. Não foi apenas um, mas vários times foram beneficiados (se for citar vou passar o dia todo escrevendo). A parte que compete ao Fluminense só é a mais vergonhosa, não por culpa do clube, mas pela rede de conchavos que virou o campeonato daquele ano. Queiram ou não, o tricolor carioca é um corpo estranho na Série A.

Uma correção: ao contrário de todos os outros times citados o Goiás subiu por mérito (foi campeão da série B de 1999) e não por “convite”, coisa que somente os incompetentes e os decadentes precisaram para integrar a JH e a Série A de 2001.

Wallace Michel

Rodrigo Mattar disse...

Wallace, respeito sua opinião, mas se você está querendo chamar o Fluminense de incompetente, quebrou a cara. Engraçado que desde 2000, quando o "corpo estranho" está aí de volta, ficou três vezes entre os 10 melhores times, foi o melhor carioca classificado em 2004 e em 2005. Só correu ameaça de queda em 2003 e 2006.
E o seu Botafogo?
E o Vasco?
E o Flamengo?

Pensa nisso.

Eric Luis Carvalho disse...

vergonha bem lembrada meu velho...

pra mim ainda mais vergonhoso ver envolvidos tanto o meu Bahia qto o meu Vasco. Quanto a serie C, desse ano segue mais desarrumada do que tudo. Mas ao trancos e barrancos e tapetões vai chegando a reta final. Que o Bahia escape de vez desse inferno chamado terceirona!

Carlos Garcia disse...

Não sei se é o coração são paulino falando mais alto, mas o que houve naquele ano foi uma bela de uma manipulação de pontos por conta do Botafogo, que independente de o São Paulo perder os pontos, era para ter caído mesmo assim!!!

Anônimo disse...

Wallace,
Por erro meu, incluí o Goiás no lugar do Remo, mas não mudo uma vírgula do meu pensamento. Em 96 a virada de mesa foi para beneficiar Atlético Paranaense e Corinthians (tire o Flu deste rolo) e em 200 foi para não colocar o Botafogo lá, pois era o Bota quem tinha que ter descido. Complementando o que o Rodrigo escreveu:
2000- Flu se classificou para os Play-Offs em 3º no Grupo principal.
2001 - Foi as Semi Finais.4º.
2002 - Foi as semi-finais de novo.3º.
2003 - Foi 0 15º.
2004 - Foi o 8º.
2005 - Foi o 5º.
2006 - Foi o 15º.

Só não escreva que a Virada de Mesa foi para beneficiar o Flu, porque provas para o contrário estão publicadas e GRAVADAS.

Anônimo disse...

Vocês não entenderam Rodrigo e Caíque. Eu chamei de incompetente todos os times envolvidos que foram injustamente beneficiados (inclusive o meu querido Fogão) nessa história da JH. Competente mesmo só Santa Cruz e Goiás(quem me conhece sabe o quanto eu "adoro" esse time) que foi o único time do Clube dos 13 que nunca precisou de convite para continuar/retornar à Série A.

Só que independente do bom trabalho que a atual diretoria fez para recuperar o Fluminense a equipe (assim como o Bahia) entrou como "corpo estranho", pois não disputou a série B e por mágica entrou no Módulo Azul (que teoricamente era equivalente a Série A) e tomou a vaga que era para ser do Vila Nova-GO (o Tigrão da Vila Famosa) ou do Botafogo de Ribeirão Preto.

Pergunte para qualquer vilanovense ou botafoguense de Ribeirão o que ele achou dos “convites” para Bahia e Fluminense...

Wallace Michel

Rodrigo Mattar disse...

Não é por nada não... mas o que são Vila Nova e Botafogo-SP perto de Bahia e Fluminense, dois clubes de peso, de torcida grande e fãs apaixonados por todo Brasil?
Me desculpe, mas acho que não são nada.

Anônimo disse...

Algumas correções: O grande prejudicado acabou sendo somente o Vila Nova-GO, pois o Botafogo-SP também recebeu um "convite" para disputar a Série A em 2001 juntamente com o São Caetano. Tinha me esquecido desses outros dois "corpos estranhos".

Wallace Michel

Anônimo disse...

O problema é só o critério político da história para benecificar os membros do Clube dos 13 usado na JH e na Série A de 2001.

Wallace Michel

Capelli disse...

Bom, vou dar um pitaco totalmente baseado do que me lembro da época. Se houver alguma inconsistência histórica, por favor, me corrijam.

A CBF estava numa sinuca de bico porque a justiça brasileira a obrigava a colocar o Gama na Série A. Porém, a FIFA dizia que, se o Gama jogasse a Série A, a CBF seria desfiliada. Então, a confederação não podia organizar o campeonato. Assim, a Copa JH foi organizada por uma liga de clubes.

Sendo uma liga de clubes, qualquer um poderia ter sido convidado. Então, não chega a ser um absurdo terem chamado Fluminense, Bahia e América/MG de volta. A grande distorção foi terem mantido Gama e Juventude, que tinham sido rebaixados, no módulo principal e terem deixado o Paraná e o Botafogo/SP, que também tinham sido rebaixados, no módulo B. Daí, por estes critérios, é perfeitamente compreensível que torcedores do Paraná e do Botafogo/SP ficassem revoltados. Pelos critérios técnicos, deveriam ter permanecido na A. Assim como, pelo mesmo critério, Fluminense, Bahia e América/MG não mereciam estar lá.

Dizer que todo o caso da foi uma manobra de bastidores para privilegiar Fluminense e Bahia é um exagero. Mas é inegável que os dois times se aproveitaram da confusão do Gama para conquistar uma vaga na primeira divisão na base da força política. Entraram de mansinho, pela porta dos fundos.

Anônimo disse...

Não foi uma manobra para beneficiar somente esses dois mas vários times pertecentes ao Clube dos 13 (Internacional, Botafogo...)tudo porque a CBF não cumpriu o regulamento desde o começo.

Só o Gama que estava certo nessa história.

O único dos "corpos estranhos" que ainda não rebaixou nesse período foi o Flumimense.

Wallace Michel

Blog F1 Grand Prix disse...

Rodrigo,

Belo e necessário esclarecimento. Não dá para aguentar o pessoal que insiste em colocar nas costas do nosso Fluzão a culpa por todas essas viradas de mesa.

Grande abraço!

Unknown disse...

Qualquer defesa a favor do Fluminense pra mim, é como dar um chute no próprio saco. Não respeito nenhum time que se diz grande e que conseguiu a proeza de ser rebaixado 3 vezes seguidas. Lamentável.

Rodrigo Mattar disse...

Caro Rafael, lamentável é o seu comentário... esquecendo o que está permeando outros campeonatos brasileiros, onde a roubalheira imperou. Caso típico de torcedor mal-informado.

nik rj disse...

Não está explicado não, meu caro..
A verdade cristalina é uma só: convidado ou não, o Flu, na época ainda na condição de time de segunda foi galgado à primeira divisão por força de uma manobra de bastidor, SEM JOGAR SEGUNDA DIVISÃO,como fizeram todos os outros rebaixados antes e depois dele: São Paulo, Palmeiras, Botafogo etc