terça-feira, 18 de setembro de 2007

Raridades emepebísticas

Eu sou um apaixonado por boa música, independentemente do ano em que foi gravada ou composta, nos mais variados gêneros - da ópera ao rock and roll. E tenho um amigo de Orkut, o alagoano Waguinho, que é um pesquisador contumaz das velhas "bolachas" de vinil.

Pois bem: o Waguinho esteve de férias no Rio e por esses dias avisou que apareceria aqui em casa pra me entregar um presente e mostrar as novas aquisições da coleção. E que aquisições!

O cara achou os três volumes do "Dois na Bossa", clássico disco ao vivo de Elis Regina e Jair Rodrigues, num sebo perto do Mercado das Flores. E não foi só isso: encontrou álbuns de Bethânia, Gal, trilhas sonoras de novelas, enfim... raridades em estado impecável de conservação, como o disco "Passaredo", de Francis Hime.

Conversamos por um tempo e me despedi, pois o jantar me aguardava. E depois, fui ver o que ele tinha me entregue: um DVD com grandes momentos dos Festivais da Record.

Tratava-se de um programa que provavelmente eu vi em 1990, com apresentação do falecido Blota Júnior, e imagens históricas dos eventos que a emissora - na época de propriedade da família Machado de Carvalho - promoveu e exibiu entre 1966 e 1969.

E tem de tudo!

As três primeiras músicas do DVD são do último Festival da Record, em 69. Começa com "Sou Filho de Rei", com Clara Nunes; passando pela campeã "Sinal Fechado", onde Paulinho da Viola canta em meio aos outros concorrentes, que pedem silêncio à platéia furiosa porque "Gostei de Ver", cantada por Márcia & Os Originais do Samba não ficou em primeiro. Detalhe: Márcia é a esposa do locutor Sílvio Luiz - e ele aparece ao lado dela no final da música!!!

Chico Buarque de Hollanda aparece duas vezes com o MPB-4 - em "Roda Viva" e "Benvinda" - e ainda tem a sua "A Banda", cantada por Nara Leão. Tem também Maria Odete cantando "Um Dia", de Caetano Veloso; Vanusa em "Comunicação"; Elza Soares com "De Amor e Paz", de Luiz Carlos Paraná; e Isaurinha Garcia, com "Primavera", do rei da dor-de-cotovelo, Lupiscínio Rodrigues.

Jair Rodrigues aparece nada menos que três vezes no DVD, até porque era um dos mais requisitados intérpretes, cantando "Samba de Maria", "A Família" (esta com os Golden Boys) e a campeoníssima "Disparada", com a queixada de burro tocada pelo percussionista Manini no dia da final.

Edu Lobo, campeão em 1967 com "Ponteio", interpretada por ele, Marília Medalha, o Momento Quatro e o Quarteto Novo, também aparece mais de uma vez. A outra canção dele é "Memórias de Marta Saré", vice-campeã no Festival de 1968.

E não podia faltar a turma da tropicália: Tom Zé e "São, São Paulo Meu Amor"; Caetano Veloso, com "Alegria, Alegria"; Gal Costa interpretando espetacularmente a música "Divino, Maravilhoso", que virou nome de programa na TV Tupi; e Gilberto Gil, junto com os Mutantes, na brilhante "Domingo no Parque".

A grande Elis Regina, a inesquecível Pimentinha, arrebenta em "Ensaio Geral" e "O Cantador". E numa época onde a vaia era dominante, duas das músicas mais vaiadas pelos anti-tudo estão lá: "Bom Dia", de Gilberto Gil e cantada por Nana Caymmi (então casada com ele); e "Maria, Carnaval e Cinzas", cantada com classe por Roberto Carlos, apupado pelos fãs de Elis, pelos tropicalistas e amado pelas meninas e a turma da Jovem Guarda.

Só faltou o grande momento da história dos Festivais da Record: a catarse provocada pela platéia durante a execução de "Beto Bom de Bola", música de Sérgio Ricardo que, em protesto, atirou seu violão destruído no auditório.

Bom... não faltava mais. Não tem no DVD, mas tem no YouTube, cortesia do "Mofo TV", que resgata momentos clássicos da história da televisão - e sem dúvida este é um deles.

Um comentário:

Alessandra Alves disse...

que saudade desse tempo, ainda que eu não tivesse nascido...

falando sério: essa história de mclaren, fia, alonso, ron dennis e o escambau me cansou. preciso ler e escrever mais sobre música!