quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Preconceito absurdo

O competente Cláudio Stringari, que além de jornalista é um gourmet de mão cheia, manda e-mail convocando a imprensa presente em Curitiba (não, eu não estou lá) para uma coletiva com o piloto da Stock Light André Bragantini Júnior.

O motivo não é uma bombástica mudança do talentoso piloto para a Stock V-8. É bem mais grave: o preconceito sofrido pelo piloto, que mora em Curitiba e já recebeu do síndico do prédio onde reside uma notificação extra-judicial sob a alegação de "incômodo aos vizinhos".

Andrezinho, sobrinho do lendário Arthur Bragantini e filho do chefe de equipe André Bragantini, tem uma doença chamada Síndrome de Gilles de la Tourette, que descobriu há cerca de cinco anos - quando já era um piloto de currículo relativamente vitorioso no automobilismo nacional.

Segundo o release enviado pelo Cláudio, uma entre cada 200 pessoas no planeta é portadora da doença, que se manifesta desde a infância, provocando tiques, espasmos e os mais diversos gestos, como fazer caretas, gestos, pulos e a repetição constante de palavras. Essas manifestações se agravam com o tempo. E por enquanto, não há cura.

“A Síndrome é algo que convive comigo e eu já estou acostumado com ela, mas, infelizmente, a sociedade não. No meu cotidiano é onde mais sofro, afinal de contas não tenho tranqüilidade para ir a nenhum lugar, pois as pessoas ficam me observando como se eu fosse um louco e isso me incomoda muito”, lamenta Bragantini.

Segundo pesquisas, a Síndrome de Gilles de la Tourette se origina de anomalias metabólicas de um neurotransmissor cerebral - a dopamina. O portador da síndrome pode até fazer uso de medicamentos, mas como o próprio piloto revela, eles podem causar efeitos colaterais, como irritabilidade, enjôos e sonolência.

Eu conheço o André por força da minha profissão e como eu já sabia que ele tinha a Síndrome de Gilles de la Tourette, nunca estranhei seu comportamento. Pelo contrário: sempre o tratei muito bem e o respeito é recíproco. Isto nunca o impediu de ser um excelente piloto e ser tão rápido - ou até mais - do que seus adversários. E aos 28 anos, ele ainda tem um longo e vitorioso caminho pela frente.

Além das batalhas na pista, roda a roda, agora ele vai ter que reunir forças, junto com sua família, para vencer mais este obstáculo: o preconceito imbecil de uma pessoa que possivelmente não tem o menor respeito pelo próximo e que, num arroubo de poder, se acha no direito de querer distância de uma pessoa que paga suas contas em dia, é bem-sucedida em sua profissão e não deve nada a ninguém.

Que isto sirva de lição para muita gente.

8 comentários:

Anônimo disse...

Caro Rodrigo, por força de minha profissão, conheço bem a Síndrome de Tourette, e por minha paixão já tive a oportunidade de ver o Bragantini em ação, e o garoto é rápido, e muito.
Não pude deixar de manifestar minha indignação ao ler seu blog hoje. Espero que tudo se resolva da melhor maneira possível. Um abraço Pedro Pessoa.

Anônimo disse...

Coisas de Brasil, onde pessoas desenvolvem preconceitos absurdos a partir de desinformação. Parabéns pelo blog Rodrigo, é a primeira vez que o leio, mas já me surpreendi.
Só pra deixar a palavra mais audível: Tourette se lê "turrê".
Abraços e até a próxima.

Anônimo disse...

Lamentável que existam pessoas POBRES assim e que não consigam ver no Rapaz sua força de vontade.

Gustavo Castro disse...

Gosto de Curitiba, vou seguidas vezes pra lá. Mas quem estraga a "capital ecológica" são os próprios curitibanos. E é inadmissível esse comportamento dos "curitibocas".

Anônimo disse...

Que péssimo exemplo Curitiba... Cadê a tal da civilidade que o pessoal daí gosta de pregar? Está na hora do pessoal daí dar uma reviravolta nisso. Força ao André Bragantini para que ele tenha justiça nessa história.

Wallace Michel

Anônimo disse...

Quanto a este síndico , se tivessemos uma justiça séria seria preso e mandado ao tribunal de Nurenberg , pois nazistas são julgados lá.
só um comentário a situação vivida por um cara tão legal e que tem uma doença e não uma conduta inapropiada:

ABSURDO
ABSURDO
ABSURDO
ABSURDO
ABSURDO
ABSURDO
ABSURDO ...

Anônimo disse...

Não genralizem, nem todo curtibano é preconceituoso... Façam-me o favor!!! Uma lastimável atitude, com certeza, mas isso não quer dizer que todo nós aqui sejamos assim. Pensar dessa maneira também é, de certa forma, pré conceituar um determinado povo. Antes de criticar, pensem duas vezes! Abraço.

Anônimo disse...

Aposto que nenhum de voces tem um vizinho com tourette que fica ate 3h ou 4h da manha fazendo barulhos que se asemelham a barulhos de obra.