domingo, 2 de setembro de 2007

Já estava no programa

E o basquete masculino do Brasil fica, pela terceira vez seguida, fora de uma olimpíada.

Alguma surpresa nisto?

Considerando o nível atual da seleção e o histórico recente, nenhuma. E posso afirmar sem nenhum pudor que não é numa repescagem com outras onze seleções de diferentes continentes e três vagas disponíveis, que este time vai para Pequim.

Quando a gente acha que as coisas vão mudar e que um simples time B da Argentina, desfalcado de Nocioni, Oberto, Ginobili, não vai dar trabalho, eis que Scola - que é um dos titulares absolutos dos atuais campeões olímpicos - faz um partidaço e ganha o jogo de ontem praticamente sozinho.

Na equipe brasileira, pelo contrário, não se vê um jogador com estofo de líder, aquele que pega a bola e diz "deixa pra mim que eu resolvo". Por mais que Leandrinho seja talentoso e um bom arremessador, falta esse espírito ao camisa 10 da nossa seleção - que mostrou atuações boas de jogadores como Tiago Splitter e medianas - beirando a mediocridade - de Nenê, de quem tanto se esperava.

É aquela velha história: os três últimos pré-olímpicos onde fracassamos fragorosamente foram antecedidos por três medalhas de ouro no Pan-Americano. O que estou querendo dizer com isso? Simples: o Pan é torneio de quinta categoria. A Argentina veio ao Rio com um time C. Os EUA mandaram um grupo só com universitários - na competição classificatória para Pequim não havia dúvida de que os atletas da NBA seriam convocados, e estão jogando muito. Vide Kobe Bryant, Lebron James, Carmelo Anthony, Michael Redd, Mike Miller e o veteraníssmo Jason Kidd.

Em tempo: amanhã começa o campeonato europeu. São 16 seleções, mais da metade delas fortíssimas. E só as duas melhores vão para Pequim, onde já se garantiram a anfitriã China, a campeã mundial Espanha, a Austrália, a Argentina e os EUA, além de Irã (Ásia) e Angola (África).

Em tempo II: o querido Alberto Bial, irmão do apresentador do Fantástico Pedro Bial, passou mal durante a semana e teve um infarto. Logo o doce Bial, um touro de forte e um mar de simpatia. Ele, que vinha comentando brilhantemente o pré-olímpico para o Sportv, vai dar um tempinho. E tomara que rapidamente se restabeleça.

Força, Bial!

4 comentários:

Gabriel Souza disse...

Em primeiro lugar, força Bial!

Quanto ao fracasso (previsível) da seleção, o que dizer?

O que o ala Marquinhos disse quando chegou tem fundamento (apesar de eu não achar legal sua atitude). Parece um time de peladeiros. Eles fazem o básico, aquela coisa do "pick and roll" e tal... mas não há variação de jogadas... quando a coisa tava difícil jogavam a bola nas mãos do Leandrinho, que muitas vezes parecia não estar em quadra, apesar de ter sido o cestinha do torneio (eu acho)... Nenê?? Ele estava lá?

Arremessos forçados, principalmente do Marcelinho, sem trabalhar a posse de bola... Eu poderia citar vários fatores que levaram à derrota.

E a Argentina, apesar dos desfalques veio com um time bem acertado e com o espetacular Scola. Ah sim, e com a garra de sempre. Que faltou aos nossos jogadores.

O Pan foi ilusão, e não foi só no basquete...

Os EUA deram show, mas acho que quando enfrentarem uma Argentina completa, a Espanha e outras seleções européias verão que o buraco é mais embaixo.

E como armador amador(contundido no momento), apesar do 1,69m, fico triste pelo basquete brasileiro.

Anônimo disse...

Não concordo que o Pan tenha sido ilusorio. Ora bolas, na competição de basquete nem o Brasil estava completo, era previsivel esse fracasso, ainda mais com o Brasil jogando como sem a menor vontade de ganhar.

Rodrigo Mattar disse...

Alan, sejamos sensatos... nas duas últimas ocasiões foi assim... ouro nos Pans de Winnipeg e Santo Domingo e fracasso no Pré-Olímpico. Por que agora não haveria de ser igual?

Unknown disse...

É lamentável ver o Brasil ganhar o Pan e ir bem no torneio preparatório do pré-olímpico e na hora que realmente vale tudo ficar de fora (de novo. Quando os astros da NBA não estão o Brasil não ganha ou não joga bem porque não está completo. Quando eles estão falta conjunto. Triste ver na tv um cara se recusar a defender a seleção de seu país quando o tecnico chama. Falta é comando e organização. O Bial é um cara que merece uma chance para dirigir a seleção já faz tempo e o que dizer da cartolagem? haja saco!!!