terça-feira, 11 de setembro de 2007

Um poço de confiança

Enquanto Ron Dennis chora, sente-se traído e abandonado à própria sorte, esperando para se defender perante o Conselho Mundial da FIA, o diretor Norbert Haug, da parceira e sócia Mercedes-Benz, garante que nada acontecerá.

"Não fizemos nada de errado. Não copiamos nada, construímos um carro com nossas idéias e provamos isso em Monza", disse o alemão em entrevista para a TV alemã Premiere.

Lógico que a McLaren não fez uma cópia da Ferrari e todo mundo sabe disso. Basta saber que a filosofia de trabalho de Mike Coughlan e seu assessor direto Paddy Lowe é uma herança da passagem de Adrian Newey pela equipe inglesa. E que na Ferrari, todos os designers têm em Rory Byrne um mestre. Podem perguntar, por exemplo, a Aldo Costa, que desenhou a 248F1 do ano passado e a F2007, deste ano, se isto não corresponde à verdade.

O que se questiona é que tipo de informações do tal dossiê de 780 páginas foram utilizadas pela McLaren em proveito próprio. Bom... os ingleses sabiam o que nem a FIA desconfiava, de que o assoalho da Ferrari era móvel, flexível. E o que causou mais desconfiança foi a substancial melhora do MP4/22 a partir do GP de Mônaco, sem que se notasse qualquer aparente modificação no carro.

A McLaren terá que cortar um dobrado na quinta e convencer o egrégio Conselho Mundial e a FIA, com argumentos justos, de que nada fez de errado. Correntes defendem a punição severa (eliminação sumária da equipe deste ano e do próximo), outras sentem cheiro de pizza no ar - não se esqueçam que Max Mosley é advogado e causídicos adoram fazer "composições" - e alguns, como eu, acreditam que haverá punição - mas o veredito final fica para depois de 21 de outubro.

O que chega a espantar é essa demasiada confiança de Norbert Haug.

Será que a McLaren tem um ás no bolso do colete?

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Rodrigo. Sempre bom ver que tem mais gente com uma interpretação sensata dos acontecimentos. Faço das suas palavras as minhas.

Anônimo disse...

Rodrigo,
Regulamentos, no esporte-motor, são feitos para serem burlados. Alguns conseguem e não são pegos nunca, outros são pegos e perdem pontos, dinheiro ou são suspensos (Williams, Tyrrel, Brabham com seus tanques de água por exemplo, Mass Dumpers, Michelin com pneus fora do regulamento, etc). A F1 sempre foi assim, mas NUNCA uma equipe foi pega com TODAS as especificações técnicas de seu MAIOR concorrente como aconteceu com a McLaren. 780 páginas de material é o equivalente aos livros de medicina que comprei para o Meu filho na época da faculdade e o Ron Dennis, ao questionar o assoalho liso da McvLaren, só o fez porque CONHECEU o mesmo através do Dossiê que recebeu, o pior foi que a FIA testou o assoalho e ele estava dentro do permitido e para que não houvesse maiores problemas, ela, FIA, resolveu alterar esta parte do Regulamento. Alguns bobos acham que a McLaren nada usou porque o carro em nada se parece com o F2007, o que é mais errado ainda, porque a melhor informação pelo que todos falam, não estava nos desenhos aerodinâmicos e sim na parte de PNEUS e aí a McLata adotou, COPIOU e se deu bem. Por isso acho que a melhor coisa para o Campeonato é a ELIMINAÇÃO DA MCLAREN, equipe e PILOTOS que se beneficiaram e FORAM PEGOS com a mão na massa. Essa de se dizer que a Ferrari estaria vencendo no TAPETÃO é outra babaquice, afinal ela foi ROUBADA e está tendo prejuízo na pista por este roubo de tecnologia.
Se a Ferrari ou qualquer outra equipe roubou tecnologia no passado, ninguém pôde confirmar, logo não se pode punir, mas nesse caso, tudo foi confirmado, logo punição.
A Justiça nesse caso estará sendo feita no TAPETÃO e não nas pistas onde está acontecendo o DELITO, por isso concordo com o que disse o Montezemolo de comemorar o Título se isso acontecer.

Anônimo disse...

Caique,
Perfeito!

Jonny'O