quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Pequenas maravilhas III - Mercedes CLR


Esta é a terceira pérola da minha humilde coleção que mostro com orgulho no meu blog: é a réplica em escala 1/64 (para variar, da linha Hot Wheels da Mattel) do Mercedes CLR-LM inscrito para as 24 Horas de Le Mans de 1999.

Este carro era um refinamento do CLK-GTR que nos dois anos anteriores conquistara o título do FIA GT com Bernd Schneider e Ricardo Zonta / Klaus Ludwig. Os engenheiros fizeram um reestudo da aerodinâmica e longas sessões de testes - inclusive em ovais estadunidenses como Fontana e Homestead, para cuidar da eficiência do bólido.

A Mercedes inscreveu três destes carros, que tinham motores 5,7 litros V-8, na categoria GT Protótipo (GTP) e concorrendo contra Toyota e Audi. Os três trios de pilotos tinham gente de responsa: Mark Webber / Jean-Marc Gounon / Marcel Tiemann (carro #4), Christophe Bouchut / Peter Dumbreck / Nick Heidfeld (carro #5) e Bernd Schneider / Pedro Lamy / Franck Lagorce (carro #6).

Nos treinos, os carros foram rápidos e classificaram-se em quarto, quinto e décimo. Mas aí veio o susto: no warm up, a Merça de Mark Webber simplesmente levantou vôo e espatifou-se fora da pista, num acidente inacreditável.

Os alemães desconfiaram – mas não muito, de que alguma coisa estivesse errada. Por via das dúvidas, fizeram um reforço de última hora na dianteira dos carros #5 e #6 e os dois veículos restantes começaram a longa batalha na pista de Sarthe. Na altura da quinta hora de competição, eis que Peter Dumbreck sai do vácuo de um Toyota no retão Mulsanne e o resultado...
Bem... o resultado, só vendo nesse vídeo aqui debaixo.


Ah! Depois dessa, a Mercedes nunca mais voltou à Le Mans. Além de concentrar seus investimentos na Fórmula 1, possivelmente a marca da estrela de três pontas ficou receosa de ter seu nome associado a mais um desastre na clássica prova longa - já que Pierre Levegh morreu com um carro da marca em 1955, na maior tragédia do automobilismo desde sempre.

14 comentários:

Anônimo disse...

Oi Rodrigo !

beleza de modelinho, mas essa ai da foto não é a versão CLK GTR versão "civil" ?

Como não existiu versão "de rua" da CLR, pelo menos não que eu saiba, essa ai da foto é a velha e boa CLK GTR mesmo.

Essa versão de uso "civil" se não me engano, não foram construídas mais do que 25 delas, indo parar na mão de gente como o Sultão de Brunei e outros mega endinheirados.

aqui tem um link para um vídeo do tiff nedeel testando a bichona:

http://www.youtube.com/watch?v=XywJQZf5vm0

abs

Filipe W

Rodrigo Mattar disse...

Negativo. Aqui pra mim consta no catálogo que este é o modelo CLR de Le Mans 1999. Abrs

Dinho Amaral disse...

acabei de comprar a revista Classic & Sports cars e tem um anuncio com dois carros ex-capuava diniz racing o lister e a Mercedes...que pena perdemos mais dois carros que fizeram história...

Anônimo disse...

Rodrigo, o colega aciam está coreeto, essa sua miniatura é sim um CLK GTR, o erro deve ter sido fruto da habitual e costumeira ignorancia dos norteamericanos da Mattel, já que tenho uma miniatura desse mesmo carro (CLK GTR) porem da Maisto, série limitada, 1/18, e é o mesmo

Ah, e vale lembrar que o Webber voou 2x com esse carro, uma delas foi nos treinos, não voou só no warmup

Anônimo disse...

Um dos Mercedes mais bonitos que já vi.

Anônimo disse...

Sempre que vejo este acidente me lembro da historia de 55,não tem como não relacionar mesmo.
Agora entre 1998 a 2000 os carros que apareceram em Le Mans eram maravilhosos ,marcantes acho que depois aconteceu algo semelhante a F1 ,por causa da aerodinamica o estilo dos prototipos ficaram muito proximos ,veja o Porsche deste ano ,para mim não tem cara de Porsche, até o Peugeot achei feio .

Jonny'O

Anônimo disse...

lembro dessa corrida como se fosse hoje, morava nos EUA e o Speed Channel ( que inveja dos americanos...) trasmitiu essa corrida live,na integra, e lembro do looping e do assombro que o narrador ficou ( acho que era o Bob Varsha..)
linda linda essa miniatura, vou te mandar uma foto de uma Mercedes do DTM...

Unknown disse...

O Alcides Diniz tinha uma na Fazenda Capuava. O carro é espetacular!!!

Anônimo disse...

lindo carrinho mesmo...mas neste dia 5 de setembro quero deixar registrado aqui, coisas tão lindinhas como o carrinho exibido...não o carrinho, mas o carinho...obrigada pelos momentos...o carinho leva as estrelinhas...os carrinhos não. beijo guigo

Maldição do velotrol disse...

rodrigo esse manual seu está errado!! o colega está correto! e o clr nada tem há ver com o clk-gtr que por sinal sua miniatura.
mudaram tudo no no clr! freios,aerodinamica, motor e cambio
ou seja: nao tem nada em comun a não o design do carro.os clk gtr lm(versaõ de corrida) tinha potencia estimada em 750 cv!! os clr 600!
abraço.

Anônimo disse...

Rodrigo, vai só uma pequena correção:

o acidente ocorreu na Arnage, perto da curva Indianapolis, já no caminho de volta a reta dos boxes.

Maldição do velotrol disse...

negativo amigo afonso!! a arnage e a parte lenta depois da indianapolis que é uma reta,ou seja uma freada para a esquerda uma pequenina reta e uma freada para a direita essa sim é a arnage,já Mark Webber decolou na segunda perna da mulsanne (prx a mulssane corner)
abraço

Anônimo disse...

Quero criar um protótipo da Mercedes CLR Le Mans de 1999. Dessa maneira preciso de miniaturas, bolhas e projetos. Estou com dificuldade e preciso de ajuda para encontrar. Alquém poderia me ajudar?

http://www.youtube.com/watch?v=dRuyx_NfaGo

Anônimo disse...

Quero construir uma CLR, onde encontro um desenho técnico ou autocad... não está fácil encontrar material.