terça-feira, 10 de julho de 2007

Suco de laranja


A Spyker não demorou a anunciar: Christijan Albers, o arrogante holandês protagonista do patético "Desfile da Mangueira" em Magny-Cours, foi demitido nesta terça-feira. Sua efêmera trajetória de duas temporadas e meia na Fórmula 1, pelas equipes Minardi, Midland F1 e Spyker, termina após 46 corridas disputadas, um 5º lugar (no GP de seis, em Indianápolis) e um 14º como melhor posição de grid - também nos EUA, ano passado.

Neste campeonato, seu melhor grid não foi além de vigésimo e ele vinha sendo constantemente cilindrado pelo estreante alemão Adrian Sutil. Cobrado por suas medíocres performances e seguidos erros, Albers extrapolou na França e, mesmo não batendo na Inglaterra, não conseguiu convencer o chefe da Spyker, Colin Kolles, de que sua permanência valia a pena.

O dirigente justificou a demissão com uma desculpa bem esfarrapada. "O desenvolvimento da equipe foi seriamente comprometido pelo não pagamento de um dos seus patrocinadores e não nos restou outra opção".

Isto posto, a Spyker tem uma lista de prováveis substitutos que vão desde pilotos-pagantes como o indiano Narain Kartikheyan, passando por neófitos como Markus Winkelhock e o reconhecidamente talentoso Christian Klien, atual piloto de testes da Honda.

Sem contar que Marc Gené, atualmente piloto da Peugeot na Le Mans Series e - dizem - ainda vinculado à Ferrari, pode chegar como forma de se conseguir um descontinho no leasing dos motores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Albers nunca mostrou merecer a mesma confiança de pilotos intermediários. Ele sempre foi abaixo da média, inclusive no primeiro ano pela minardi, em que muitas vezes acompanhei o austríaco Patrick Friesacher (que deu lugar ao Doornbos) andar melhor que ele. A única explicação pros tempos melhores do Friesacher sobre o Albers naquela temporada (2005), era que ele era mais leve que o holandês, em se tratando de massa corporal.
Um detalhe muito pequeno pra um piloto que andava la atrás...
Creio que o primeiro passo pro Albers sair da última colocação no grid seria emagrecer.
lsmn