domingo, 29 de julho de 2007

Não é miragem... muito menos montagem...



... mas a foto acima (devidamente surrupiada do Blog do Capelli) me surpreendeu. Muito mais do que este 29 de julho marcar o aniversário de 26 anos do atual bicampeão mundial de Fórmula 1, fiquei com uma pergunta na cabeça:

O que catzo Fernando Alonso fez ao volante de um Jaguar?

Todo mundo sabe que desde que surgiu como um cometa na Fórmula 3000, vencendo de forma magistral em Spa com um carro da escuderia Astromega em 2000, ele assinou um contrato de longa duração com Flavio Briatore, que o encaixou na Minardi, onde estreou em 2001, com 20 anos incompletos.

O asturiano deixou ótima impressão, mas passou o ano de 2002 sem correr, só testando. E como é sabido que em 2003 ele já era piloto oficial da Renault, sucedendo a Jenson Button, a foto acima é mais estranha ainda.

Mas cabe uma explicação: num determinado período onde Alonso ainda não era o piloto da Régie para 2003, Briatore o liberou para fazer sessões de treinos com o Jaguar R3 - e a equipe britânica tinha seguidos problemas com seus pilotos de teste, que não ajudavam muito no desenvolvimento dos carros.

Não tenho a informação se Alonso fez bons tempos com o Jaguar. Mas Briatore tratou de segurar seu pupilo e o resto da história já é de domínio público.

7 comentários:

Anônimo disse...

Fantastico!
Não lembrava deste teste .
E os tempos de volta ,alguém sabe?

Jonny'O

Anônimo disse...

Tempos melhores que no cockpit da minardi, com certeza,. Isso deve ter ajudado ele a explorar um degrau após o degrau que ele iniciou na f1.

Em Monza 2001, veja os tempos do Alonso na Minardi em comparação aos do Irvine na Jaguar, só pra ter idéia:
E.Irvine, Jaguar, 1'24"520, ... F.Alonso, Minardi, 1'30"927,

lsmn

Felipe Maciel disse...

Vejo que também teve a idéia de colocar enquetes no blog. Muito legal, é sempre interessante saber o que pensam os visitantes.

Sobre o post, vai saber como o Capelli descolou uma foto dessas... Eu também não sabia desse teste do Alonso na Jaguar. Já pensou se resolvem colocar o espanhol no lugar do Pizzonia? Teve sorte, esse sujeito...

Fabio Camargo disse...

Sorte a do Alonso de ter permanecido na Renault. E, falando no Irvine (comentário acima), por onde ele anda, Rodrigo Mattar? Ele, o Jean Alesi, etc. Só craque, hehe!
Abraço e bem-vindo de volta à vida.

Anônimo disse...

Rodrigo, aí vai um link com mais uma foto dos testes do Alonso pela Jaguar, em 2001:
http://autosport.clix.pt/gen.pl?mode=thread&fokey=as.stories/30104&va=180594&p=stories&pid=as.comments/180523&op=view
E é claro que os tempos citados na comparação entre Minardi e Jaguar em Monza 2001 foram de apenas uma volta de um dos testes realizados pelas equipes, mas certamente não ficava tão longe desta diferença de 5segundos entra Jaguar e Minardi. lsmn

Anônimo disse...

Parabéns, Rodrigo, isto que é criatividade. Muito bem lembrado e ótima maneira de prestigiar a data de aniversário do Fernando Alonso =)

Anônimo disse...

O teste foi no Dia 30 de Maio de 2002 em Silverstone e o melhor tempo foi 1'22.769 em 50 voltas

Conseguindo o quinto melhor tempo do dia.

Ficou certa de 0,2s a frente de Pedro de La Rosa com 1'22.935 em 33 voltas

Obrigado Forix.