terça-feira, 17 de julho de 2007

A campeã das campeãs

Resolvi finalizar a enquete sobre a melhor música campeã de Festivais e já abri outra sobre Beatles. Isto posto, vamos ao resultado final depois de 135 votos somados.

Em décimo - e último lugar - ficou a música "Porta Estandarte", de Geraldo Vandré e Fernando Lona, interpretada por Tuca e Airto Moreira no Festival da Excelsior em 1966, com 2% do total.

"Saveiros", de Dori Caymmi e Nelson Motta e "Sabiá", dos mestres Tom Jobim e Chico Buarque, empataram no oitavo lugar com 4%. Ambas as músicas foram campeãs no FIC - o Festival Internacional da Canção. A primeira foi vitoriosa em 66 e a seguinte em 68.

"Arrastão", de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, que ganhou vibrante interpretação da eterna Elis Regina, ficou em sexto na preferência dos amigos do blog, empatada com "Sinal Fechado" (a minha favorita), de autoria de Paulinho da Viola. A campeã do Festival da Excelsior em 1965 e a última vitoriosa da história dos Festivais da Record, quatro anos depois, somaram 7% cada.

A balada-soul "BR-3", campeã do FIC de 1970 com Tony Tornado e o Trio Ternura ficou em quinto. A canção de Tibério Gaspar e Antônio Adolfo caiu no gosto de 10% dos votantes.

Em quarto, a vibrante "Ponteio", campeã do Festival da Record em 67 derrotando "Roda Viva", "Domingo no Parque" e "Alegria, Alegria", no evento que marcou a consolidação da música popular brasileira como um grande produto de consumo e o surgimento de uma excepcional geração de cantores e compositores. A música de Edu Lobo e Capinam teve 12% do total de votos.

O pódio tem outro empate, agora pelo segundo. A colocação foi dividida entre a marchinha "A Banda", de Chico Buarque, e a música de Jorge Ben, vencedora do FIC de 1972 - "Fio Maravilha". A homenagem ao atacante João Batista Sales, o Fio - do Flamengo, clube do qual Jorge é torcedor fanático, teve 13% - assim como a música que Chico fez pra ver a banda passar.

E a grande campeã, com sobras, é "Disparada", considerada por 27% dos votantes a melhor música vitoriosa em Festivais, entre as 10 propostas por mim. Composição de Geraldo Vandré, "Disparada" foi muito bem interpretada por Jair Rodrigues, que com emoção e segurança levou a música ao título do Festival da Record num empate com "A Banda".

Com vocês, "Disparada".

4 comentários:

Hana disse...

Fiquei entre Ponteio, Arrastão e Disparada...
Bati um rápido uni-duni-te e votei em Arrastão! rsss

Anônimo disse...

Ah, eu adoro A Banda, pena que perdi a enquete. Aliás, vi todos esses vídeos sobre festivais quando fiz meu TCC na facul. Valeu bem a pena.

Aproveito para agradecer o link para o Velocidade. Me diz, como vc chegou até lá? Rs...

Tem um outro blog que tb trabalho, que é bem divertido - www.ocio2007.com.br - vale a visita.

Alessandra Alves disse...

não creio!!! a banda empatada, de novo, e dessa vez com... fio maravilha???

eu votei em ponteio, porque acho uma música maravilhosa e até por isso mesmo que você fala no post, pelo naipe de feras que ela derrotou.

há alguns meses, promovi o desempate entre a banda e disparada no meu blog. foi outra lavada pró-disparada.

Alessandra Alves disse...

e quanto à enquete atual, suspeito que teremos outra goleada. paul vai dar de dez.