domingo, 8 de julho de 2007

Vexames nos "States"

Tá certo que não foi nos Estados Unidos, foi no Canadá. Mas a ChampCar neste domingo perpetrou uma das corridas mais tumultuadas de sua história, nas ruas de Toronto. Tanto que, dos 17 carros que largaram, apenas sete receberam a bandeirada andando. Fruto de uma corrida confusa, que teve já na primeira volta um acidente provocado por (quem mais!) Paul Tracy. Dançaram, de saída, Alex Figge, Tristan Gommendy, Katherine Legge e Jan Heylen.

O GP de Toronto seguiu mais ou menos no script até cair a chuva e depois bateram Dan Clarke, Oriol Serviá e a dupla da Newman-Haas formada por Graham Rahal e Sébastien Bourdais, que brigava com Robert Doornbos pela quinta posição.

O australiano Will Power, que assumiu a ponta quando Serviá estoporou seu monoposto no muro, comandou a corrida até o final e o pódio foi completado pelo suíço Neel Jani e por Justin Wilson, com Bruno Junqueira terminando em quinto. Robert Doornbos completou a corrida na sexta posição e assumiu a liderança do campeonato, com 164 pontos - três a mais que Bourdais e Power.

***

Mas o pior aconteceu em Watkins Glen, um dos mais tradicionais autódromos dos EUA, durante mais uma etapa da IRL, aquela que dizem que é a "Fórmula da emoção". No círculo dos vencedores, nenhuma novidade: pelo terceiro ano consecutivo, vitória da Ganassi com Scott Dixon.

Terminada a corrida, uma discussão entre Sam Hornish Jr. e Tony Kanaan acabou em porrada - graças especialmente à infeliz intervenção de Sam Hornish, o pai, que deu um empurrão no brasileiro e a turma do "deixa-disso" chegou junto. Michael Andretti tomou as dores do seu piloto e Tony encaixou um catiripapo no piloto da Penske. Jaime Câmara e Dan Wheldon, antigo companheiro do baiano, também "prestaram solidariedade".

E depois ainda querem dar credibilidade a este campeonato.

5 comentários:

Gustavo Castro disse...

Lamentável. Ainda bem que eu não assisto a essas duas categorias, pois se assistisse, estaria muito nervoso com a falta de qualidade.

Vasconcelos disse...

Ah, Rodrigo, tudo bem que não pode ter briga e tudo mais, mas fala sério. É muito legal essas brigas entre pilotos, chato é o ambiente asséptico da F1, onde ninguém xinga nínguém, onde todos são robôs sem emoções. O Tony e o Sam Hornish Jr. se estranharam na pista, o Sam Hornish realmente forçou um pouco a barra, mas o problema foi o pai dele se intrometer na briga. Só isso, o resto foi muito legal, pareceu Piquet x Salazer, Senna x Irvine e por aí vai, se eles tem problemas uns com os outros torna mais emocionante ainda a briga na pista. Aumenta a rivalidade, vira realmente uma competição.
Valeu,

Fabrício de Vasconcelos

Anônimo disse...

Que domingo de mer**. Só faltou faltou chover canivete para os brasileiros. Que diga o Helio Castro Neves.

Wallace Michel

Anônimo disse...

adoro barraco, tô aqui pela 1a vez justamente por isso e espero sempre mais, rs

Anônimo disse...

O fato da categoria ter apenas 18 carros no grid já diz muita coisa.
Conseguiram acabar com duas categorias so automobilismo norte-americano: a Cart e a IRL.