domingo, 29 de julho de 2007

Gênio

Muita gente imagina ou pensa que o festival de Woodstock foi o primeiro grande evento musical envolvendo nomes consagrados - ou não - do rock and roll. Quem diz isso está enganado, pois há 40 anos existiu o Monterey Pop Festival, na cidade de mesmo nome, na Califórnia.

Naquela ocasião, o público assistiu extasiado a grandes performances da diva Janis Joplin - então no ápice de sua carreira - assim como outro monstro (coincidentemente, amigo da cantora) que tinha começado a colher os frutos do sucesso de seus primeiros discos tocando com dois brancos: o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell, que ele conheceu quando se asilou na Inglaterra.

Seu nome? James Marshall Hendrix.

O gênio da guitarra, que tocava uma Stratocaster como nunca se viu igual ou então a Gibson Flying V, detonou em Monterrey. Literalmente levou às últimas conseqüências um de seus sucessos ("Fire"), ateando fogo ao seu instrumento quando tocou "Wild Thing". E além de suas próprias - e excelentes - músicas, tocou covers que entraram para a história.

Como esta aqui debaixo, de uma canção escrita por um tal de Bob Dylan.

Nenhum comentário: