terça-feira, 17 de julho de 2007

Ecos da vaia

O sempre atento Bruno Vicaria deu a dica: Gilberto Dimenstein, conhecido e respeitado articulista da Folha de S. Paulo escreveu sobre a vaia ao presidente Lula na última sexta-feira.

Reproduzo aqui o artigo, na íntegra.

Lula merecia essa vaia?

O problema da vaia no Maracanã foi a falta de foco. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não merecia recebê-la sozinho.

O que merecia mesmo uma vaia (ainda muito maior do que a que deixou o presidente constrangido) é o desrespeito com o dinheiro público, esporte no qual somos campeões. Previa-se, inicialmente, gastar R$ 409 milhões nos jogos Pan-Americanos, que seriam bancados, diziam, em boa parte pela iniciativa privada. A conta saiu no final por R$ 3, 7 bilhões. É daquelas situações que mostram como fazem dos contribuintes um bando de tontos.

Simbolicamente, qualquer esfera de governo --federal, estadual e municipal-- envolvida nessa conta merecia a vaia, por estar, digamos, trapaceando ou, no mínimo, jogando pessimamente mal. Como o presidente participou dessa jogada, uma vez que o dinheiro saiu dos cofres federais, ele deveria mesmo ter levado uma vaia. Só que precisariam, na mesma medida, constranger os representantes dos governos estadual e municipal.

Deveriam aplicar uma vaia coletiva. Só fico imaginando quanto sairá o custo se a Copa do Mundo for aqui em 2014.

Faz sentido.

2 comentários:

Gustavo Castro disse...

Por essas e outras que eu sou contra a Copa do Mundo em 2014 aqui no Brasil. Vá que dê alguma louca em algum político e queira acabar com mais um autódromo? E foi por meio do site da FOlha que eu achei o vídeo do ensaio da vaia. Porcaria de Pan.

Hana disse...

O Bolsa-Pan foi muito bem distribuído, teve grana pra tudo quanto é lado... ou vocês acham que a cosntrução de velódromo, parque aquático e quetais foi um presente da Camargo Correia, ou da Odebrecht?
O stand de tiro, por exemplo, pelas últimas contas que me passaram pela cabeça, ficou em algo que ultrapassou os 3 milhões de reais. Enquanto isso, em Resende, um stand de tiro que já existia na cidade poderia ter sido reformado, segundo especialistas, por uns 500 paus.
Não foi por falta de distribuir dinheiro a apaniguados que o Lula foi vaiado. Aliás, este pode ter sido um dos motivos da vaia: o desperdício de dinheiro público.
Quanto ao stand no Rio de Janeiro, quando acabar o Pan ele poderá servir para o pessoal da Rocinha, do Borel, do Complexo do Alemão. Um lugarzão e tanto pra treinar os tiros que irão matar inocentes nas ruas diariamente...