terça-feira, 3 de julho de 2007

A volta?


O carro aí acima com certeza deixou saudades.

Trata-se do Toyota GT-One, que por vários anos deteve o recorde da pista de Sarthe, com Ukio Katayama ao volante do GT-Protótipo.

Esse carro correu em duas edições da prova: em 1998, com três inscritos, o melhor foi o carro #27 com Ukio Katayama / Toshio Suzuki / Keiichi Tsuchiya, chegando apenas em nono. Thierry Boutsen / Geoff Lees / Ralf Kelleners desistiram na penúltima hora, com a transmissão quebrada. E o #28 com Martin Brundle / Emmanuel Collard / Eric Hélary abandonou na 15ª hora em razão de uma saída de pista.

No ano seguinte, além do recorde da pista, Katayama e seus companheiros de equipe chegaram em segundo, atrás do trio da BMW formado por Dalmas / Martini / Jo Winkelhock. Mas os outros dois carros se acidentaram. No primeiro, Thierry Boutsen bateu com o Porsche GT2 de Maurice Maisonneuve embaixo da ponte Dunlop. A batida, aliás, provocou o fim da carreira do piloto belga. O número 1, com Brundle / Collard / Sospiri teve a quebra do fundo plano na 7ª hora.

A partir do ano seguinte, a Toyota cancelou o programa de GT-Protótipo e deixou para trás o sonho de Le Mans para correr na Fórmula 1, onde até hoje nunca obteve sucesso. E o site Italiaracing.net traz hoje uma notícia que adoça o sonho dos fãs da marca: os japoneses pretendem construir um LMP1 para disputar as 24 Horas de Le Mans, dentro do novo regulamento proposto pelo Automóvel Clube do Oeste (ACO).

Mais: a publicação semanal Autosprint descobriu que um velho GT-Protótipo foi testado em Paul Ricard com um novo motor que foi construído na fábrica da Toyota Team Europe em Colônia, na Alemanha. E que é de lá que sairá esse novo carro.

Aguardemos...

3 comentários:

Anônimo disse...

tomara que a toyota volte a le mans...bem que a marca poderia sair da f1 como equipe, mas continuando a fornecer motores.
outra que poderia voltar seria a nissan...aliás, mais quanto mais marcas, melhor...só audi e peugeot na LMP1 é pouco...

Anônimo disse...

Beleza,tomara que a Toyota volte,o GT-One deixou saudades.
Alias ,as fabricas deviam investir mais nos prototipos,duas marcas realmente é pouco,como disse nosso amigo Fabio.

Jonny'O

Anônimo disse...

Ótima notícia!!!