domingo, 29 de julho de 2007

Desabafo

São 15 pras 5 da manhã.

Simplesmente não consigo dormir.

A chuva, presente com a frente fria que chegou com tudo ao Rio de Janeiro há uns três ou quatro dias - não tenho certeza - cai incessantemente. O vento sopra forte e as janelas aqui de casa tremem barbaridade. Meu quarto, que já é frio quando o calor não está presente, é a encarnação do Pólo Norte em dias assim.

E mesmo coberto até o pescoço, com as cortinas fechadas, simplesmente não consigo dormir.

Não sou insone. Acho que meu organismo está protestando contra a surra que lhe foi impingida por uma dose cavalar de trabalho onde infelizmente não pude, desde o dia 12 de julho, respirar o que mais gosto: automobilismo.

Nos últimos dois dias, quase explodi. Estive a ponto de mandar um "foda-se" ao primeiro incauto que me jogasse na cara qualquer tipo de gracinha. Felizmente tive o desplante de me controlar - afinal, não se pode jogar um emprego fora num país como o nosso. E toquei o barco. Afinal, o dia 12 foi há pouco e amanhã (ou melhor, hoje), é 29.

É o fim da tortura.

É a volta à realidade.

O Rio de Janeiro volta ao cenário habitual, ao status de Cidade-Maravilha-purgatório-da-beleza-e-do-caos. Usando e abusando das frases que constroem a música Rio Quarenta Graus de Fernanda Abreu, mais do que nunca esta é a capital do melhor e do pior do Brasil.

Ainda temos as nossas praias fantásticas, as mulheres de beleza estonteante, a cerveja e o chope geladinhos, a conversa fiada de botequim, as paqueras, ardentes beijos na boca, o Circo Voador, o Fluminense, o Maracanã, o carnaval - que está chegando...

Mas por outro lado temos o medo, a discórdia, a ganância, a arbitrariedade, a justiça lenta e morosa, os maus governantes e quetais da política, os aproveitadores de plantão, os pitboys, a fome, o descaso, a saúde, a educação e o transporte precários...

Durante duas semanas, exatamente estas duas últimas, quiseram fazer um Rio de Janeiro dos sonhos, tendo como pano de fundo o esporte e um evento tido como "grandioso e o maior da América Latina". Não se falou em violência, em confrontos de traficantes contra policiais, só de medalhas, glórias, títulos e futuros heróis do país em competições internacionais.

Se lembrarmos que países como Rússia, Sérvia, Polônia, China, Alemanha, França, Itália, Portugal, Quênia e outros, com atletas mais do que capacitados em diferentes modalidades não pertencem à Pan-América, então o que podemos imaginar que acontecerá no ano que vem em Pequim? Ora... nada diferente do que foi visto em Atenas, há quatro anos.

É por essas e outras que eu tenho um puta orgulho em gostar e fazer parte de um esporte (que dizem que não é esporte, mas enfim.... cada um com seus problemas, né?) que ofereceu ao Brasil, ironicamente um celeiro de desastres automobilísticos graças aos seus motoristas amadores, nada menos que oito títulos mundiais de Fórmula 1, cinco vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis, quatro títulos de pilotos na ChampCar, outro na IRL, quatro na Fórmula 3000 internacional, dois no FIA GT, um no Mundial de Endurance, um na World Series, duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans (na subcategoria LMP2), dezenas de títulos internacionais de Fórmula 3 na Inglaterra, no Japão, EUA e aqui na América do Sul, afora outras incontáveis glórias que mal cabem neste tópico.

Agora sim, feito este desabafo, posso dormir feliz.

10 comentários:

Anônimo disse...

Ainda tá acordado Seu Mattar???

Aqui em Sampa está ainda mais frio!!!

E pq tu não foi para Londrina acompanhar in loco a Stock ou vai acompanhar a narração.

Se for espero que não durma na transmissão , pois o tração da cidade do noroeste do Paraná não ajuda.

Realmente revolta esse descaso com o automobilismo, ignoram-se competições de todos os tipos.

E para quem não tem condições tecnicas de acompanhar com um soap cast , fica vendo noticias e usa a imaginação.

WTCC , DTM, tinham essas competições esse fim de semana...

Anônimo disse...

Acho que vc tava com um pouco de sono mesmo, são 4 títulos na f-3000 internacional ( Moreno 88, Fittipaldi 91, Zonta 97, Junqueira 2000) , além de um título na world series ( com Zonta) 3 na f-3000 européia ( Farfus , Massa e Mello jr) e 1 na f-3000 italiana ( ricardo Sperafico)

Anônimo disse...

Calma Mattar ! assim vc vai ter um treco !!! temos o nosso Flusão hoje...estou preocupado é com o nosso autodromo depois dessa babaquice de Pan...
temos que usa-lo sempre pra não ter desculpa que não serve pra nada...o Cesar Maia já falou que a Arena Multiuso e o Parque Aquatico depois do Pan não servem pra nada...

Anônimo disse...

Graças a DEUS esta porcaria de PAN está acabando e tem muito inocente útil acreditando nessas 52 medalahs, só que ano que vem vamos ficar naquele ridículo de 3/4 medalhas de ourop, quando vêm e mais umas 7 de prata e bronze e neguinho mesmo assim não acorda pra ver que está tudo errado.

Agora é a hora da briga pelo que é nosso, o autódromo recomeçar e só espero que a CBA não esmoreça e que o Galvão Bueno seja pelo menos igual ao Cacá, que no ano passado foi o único piloto naquele arremedo de traçado que fizeram, que teve coragem para dizer que estavam assassinando um aparelho internacional e o traçado tava uma merda.

Gustavo Castro disse...

Apesar de toda a roubalheira do CEM no Pan, ele nos truxe resultados surpreendentes, como as 53 medalhas de ouro ( falta a do Sareta, que está jogando agora). E Rodrigo, esteja de volta ao mundo automobilístico.

Anônimo disse...

o engraçado nestes dias foi que, de um estalo, notícias de assaltos, sequestro e afins simplesmente suminaram do noticiário, o RJ virou uma verdadeira Suíça !!!

aiaiaiai, realmente a máxima "ao povo pão e circo" não poderia estar mais correta!

O problema agora é o autódromo pois já andei estcutando o Napoleão da Guanabara falar em construir um hotel lá !

abs

Filipe W

Survivor disse...

De volta ao automobilismo e a outras coisas também...
E, antes de ter um treco, realmente, caia nos braços de Morfeu...

Anônimo disse...

Espero q vc naum me mate, mas gostei do Pan. No começo, achei q ia ser uma porcaria, mas dpois comecei a ir em vários jogos e gostei. Sei q o Pan fez com que alguns sacrificios fossem feitos, que muito dinheiro foi gasto, mas foi um momento unico pra várias pessoas. Vi q varios pais de familia tiveram akele momento pra levar seus filhos no Maracanã (pq com a violencia nos estadios isso é dificil), ou para ver atletas brasileiros competindo na natação, judô, futsal, volei ou basquete. E tenho plena consciencia de que nas Olimpiadas esses 54 ouros sao reduzidos a 3 ou 4 ouros, mas mesmo assim achei o Pan ótimo

De novo, espero q vc naum me mate, até pq nunca comentei aki, mas sempre leio tudo, rs.

Anônimo disse...

É Rodrigo Mattar... desde o dia 12 e graças a Deus você diz que JÁ É 29 e voltou a faezr o que mais ama(hoje já é dia 30)! Porque graças a Deus? Porque vejo que quando se tem o que fazer o tempo passa rápido, e desde o começo do mês eu tenho que ficar sem minha namorada pois ela me pediu um tempo que me desestruturou, e não vejo a hora de consultar o calendário, ver que já é 30 de agosto e, queira Deus, poderei voltar a vivenciar o que mais gosto no mundo, a minha namorada. Com ela voltará toda minha vontade de ser feliz como sempre desejei desde criança, e minha companheira nas pistas voltará a marcar meus tempos minardistas na motovelocidade na terra. lsmn

Anônimo disse...

O pan RIO ²°°L foi legal mesmo Leandro!! E concordo com suas idéias de que foi uma oportunidade muito boa pra um público diferenciado curtir esportes em locais que têm servido de alvo a uns mal-intencionados.
E as 54 medalhas de ouro se resumirão em 5,6 medalhões de ouro em Pequim ... Hahaha RIO200 7
ps.!então tem gente que lê tudo aqui e nada comenta, e eu que leio 25% semanalmente comento até da minha saudade pela namorada!!lsmn