quinta-feira, 19 de julho de 2007

Rubens, 16

Agora é oficial. O décimo-sexto ano de Rubens Barrichello na Fórmula 1 foi confirmado nesta quinta-feira, às vésperas do primeiro treino livre para o GP da Europa em Nürburgring.

Não tenho nada - nada mesmo - contra o Rubens. Como pessoa, embora não tenhamos trocado mais do que um "oi" e um "como vai" em alguns eventos em que nos encontramos - principalmente no "Capacete de Ouro" da revista Racing, tenho boas impressões dele. Mas acho que a hora dele na Fórmula 1 já passou - e faz tempo.

A carreira dele é permeada por uma série de equívocos. Ter recusado a ida para a Williams no lugar deixado vago por Ayrton Senna, talvez tenha sido o maior de todos. E dizer não a outra proposta em 2002, para correr junto com Juan Pablo Montoya no ano seguinte, porque na equipe inglesa ganharia muito menos que na Ferrari, outro.

No entanto, quando apostou que daria a volta por cima ao trocar quatro anos de Jordan por uma equipe estreante - Stewart - de reconhecido peso principalmente por ser um empreendimento do tricampeão Jackie Stewart em conjunto com a Ford, foi muito bem-sucedido, embora não tenha sido o piloto que deu à escuderia sua única vitória - em 1999.

Quando assumiu a vaga na Honda depois de seis anos de bons e maus momentos na Ferrari, exagerou no otimismo de quem se auto-intitulou o líder natural em uma escuderia onde era apenas um recém-chegado, enquanto Button por lá estava desde 2003. O resultado foi que o inglês fez mais pontos que Barrichello, além de vencer pela primeira vez - uma alegria que os japoneses não tinham desde 1967.

Agora, o que vai restar a ele?

O que acredito que nenhum piloto da atualidade gostaria de levar consigo... perguntem ao Riccardo Patrese e vocês saberão do que estou falando.

4 comentários:

Gustavo Castro disse...

Eu começei à assistir a fórmula 1 quando ele foi pra Ferrari. Daí pra frente, foi uma série de decepções. Mas ele entende bastante de mecânica.

Fabio Camargo disse...

pelo menos, ele pode ficar marcado com o piloto a disputar mais GPs. eu disse PODE, rs.
abraço.

Anônimo disse...

Sempre achei o Rubens um piloto muito bom,acima da media dos que estao la,mas tbem acho que ele sempre falou mais que devia e na maioria das vezes se perdeu nas suas proprias palavras...fim se semana promete,ta caindo muita agua em Nurburgring, e pelo visto vamos ter o 1o GP do ano debaixo de muita agua...

Anônimo disse...

Na verdade os dois pilotos da Honda tem essa caracteristica de entrar e sair de times em hora errada em suas carreiras.
É interessante notar também ,que Rubens e Coulthard(outro matuza)são da mesma geração ,disputaram a F3 juntos,e estão garantidos para 2008,com certeza amam pilotar e aparentemente ainda estão motivados .
Com certeza sonham em acabar a carreira por cima ,talvez uma vitoria antes de deixar a F1,na minha opinião pilotos assim só deixam o esporte quando as portas se fecharem.

Jonny'O