segunda-feira, 2 de julho de 2007

Os gringos da Nascar

A vitória de Juan Pablo Montoya em Sonoma, no domingo retrasado, foi saudada por muitos fãs da velocidade como uma belíssima resposta aos que viam o colombiano como um piloto incapaz de conseguir um feito dessa magnitude já em seu primeiro ano na Nascar.

Como se sabe, foi a primeira vitória de um "forasteiro" em 33 anos, desde que Earl Ross faturou as 400 Milhas de Martinsville. E graças ao luxuoso apoio e a memória privilegiadíssima do amigo gaúcho Paulo "McCoy" Lava, tive acesso à lista de estrangeiros que já correram na divisão principal da Stock Car americana. E agora a compartilho com vocês.

Allan Grice - australiano, oriundo do campeonato de turismo de seu país, fez duas corridas, uma em 1987 e a outra em 1989.

Brian Naylor - inglês, com curta passagem pela F-1. Duas provas em 1961.

Buddie Boys - primeiro dos canadenses na listagem. Três corridas entre 1983 e 1984.

Christian Fittipaldi - primeiro brasileiro a competir na Nascar e primeiro sul-americano a correr na F-1, na ChampCar e na Stock Car americana. Fez 16 provas entre 2002 e 2003, pelas equipes Petty Enterprises e Andy Petree Racing.

Christine Beckers - primeira mulher do exterior a correr na Nascar, fez uma aparição apenas, em 1977.

Claude Ballot-Lena - experiente piloto francês com sete presenças entre 78 e 79.

Cliff Hucul - canadense, fez duas corridas em 1986.

David Hobbs - outro inglês que correu de tudo, inclusive de F-1. Participou de duas etapas em 1976. Hoje é comentarista de provas da Grand-Am no canal Speed.

Dick Foley - mais um canadense, com sete provas no currículo entre 1957 e 1960.

Dick Johnson - australiano com meteórica presença. Uma prova só, em 1981.

Earl Ross - um dos destaques entre todos os estrangeiros que já correram na Nascar, até hoje. Canadense, fez 26 corridas entre 1973 e 1976, vencendo uma. Eleito Rookie Of The Year em 1974.

Gary Kershaw - outro piloto do Canadá, com uma participação só, em 1981.

Geoff Brabham - australiano, filho mais velho de Jack Brabham, único que nunca correu na F-1, fez uma prova - a Brickyard 400 em 1994.

Hideo Fukuyama - japonês, presente em quatro corridas nos anos de 2002 e 2003.

Jack Simpson - mais um do Canadá, com poucas corridas - três, em 1973 e 1978.

Jorge Goeters - primeiro mexicano a correr na divisão principal da Nascar. Presente em Watkins Glen, 2005.

Juan Pablo Montoya - segundo sul-americano na Nascar, 17 corridas, uma vitória. Primeiro estrangeiro a vencer em 33 anos. Terceiro piloto em todos os tempos a acumular vitórias na F-1, na ChampCar e na Stock Car americana.

Klaus Graf - alemão, campeão da Trans-Am em 2005, fez uma corrida em 2004, no circuito de Sonoma.

Laurent Prioux - outro representante canadense, com três presenças entre 83 e 84.

Lella Lombardi - quem diria, a única mulher a marcar ponto na F-1 também correu na Nascar. A exemplo de Christine Beckers, uma prova só, em 1977.

Mario Andretti - nasceu na Itália (tem cidadania americana) e é um dos únicos, junto com Dan Gurney e Juan Pablo Montoya, a vencer na F-1, na ChampCar e na Nascar. Fez 14 provas entre 66 e 69. Ganhou as 500 Milhas de Daytona em 1967.

Mario Gosselin - canadense que disputa as subdivisões da Stock Car, fez uma prova em 2004, no oval de Martinsville.

Randy McDonald - outro do Canadá, com cinco provas entre 1994 e 1997.

Ricky O'Dell - mais um de onde, de onde... do Canadá, claro. Uma aparição em 1981.

Ron Fellows - excelente piloto canadense e integrante da equipe oficial Corvette. Fez 16 corridas (incluindo Sonoma) desde 1995. Só corre em circuito misto.

Roy Smith - outro piloto vindo do Canadá, com 26 presenças entre 1975 e 1989.

Sarel van der Merwe - da África do Sul, fez uma prova em 1990.

Terry Byers - australiano, com duas participações em 89 e 90.

Tony Spanos - também australiano, uma corrida em 1987.

Trevor Boys - até hoje o estrangeiro com mais aparições na Nascar. Fez 102 corridas entre 1982 e 1993.

12 comentários:

Anônimo disse...

Francamente ,imaginava que o Christian Fittipaldi se daria bem na Nascar,que acredito estar ali a nata dos pilotos americanos,a peneira é grande e deve ter alguem por ali que poderia ser competitivo na F1,quem sabe?!

Jonny'O

Creco disse...

Sarel van der Merwe teria algum parentesco com o que foi campeão da F-3 Inglesa em 2004 e que quebrou o recorde de velocidade com o Honda F-1 no deserto de Utah?

Blog F1 Grand Prix disse...

O Christian Fittipaldi é como aquele jogador de futebol que já jogou por tudo que é time. No seu currículo, ele tem Fórmula 1, Cart, Nascar, Le Mans Series, Stock Car, e mais uma pancada de categorias diferentes. É do estilo de alguns pilotos das décadas de 60 e 70, como Jacky Ickx e Mario Andretti, que corriam em tudo que é tipo de carro. Infelizmente, o Christian ainda não conseguiu grande destaque em nenhum evento com repercussão no Brasil. Ele até venceu em Daytona, se não me engano, mas pouca gente notou. Quem sabe, porém, ele não desencanta numa 24 horas de Le Mans da vida? Difícil, muito difícil, mas não é impossível...

Mestre Joca disse...

Mattar,
Ali pelo final dos anos sessenta (69 ou 70, não sei precisar...)um piloto brasileiro, o paulista Marcelo Audrá andou vencendo umas corridas de Stock Car ali pelas Carolinas do Sul e do Norte e Georgia (on my Mind...). Audrá correu no Brasil de Renault 1093, foi preparador de carros da Willys e chegou até a construir um protótipo muito interessante baseado na Berlineta Interlagos, com uma frente lembrando o Porsche 904 (ícone de quase todos os construtores nacionais daquela época), lá pelos idos de 65, 66. Depois sumiu.. Curioso, quando trabalhava na Lockheed Martin em Greenville, SC, um mecânico americano ao saber que eu era brasileiro me perguntou sobre o paradeiro do Marcelo Audrá.Parece que o cara fez nome e história por lá. Quem sabe mais?

Anônimo disse...

Show de bola Joca!
Finalmente voltou!

Jonny'O

Anônimo disse...

gostaria de saber do "big" McCoy Lava quantas vitórias em pistas ovais os "estrangeiros" já tiveram na Nascar, em circuito misto não vale....

muito interessante a história do Joaquim sobre o Marcelo Aundrá será que iremos descobrir mais?
p.s- Greenville,SC é Santa Catarina ou South Caroline (brincaderinha..)
abraços a todos
Renato Pastro

Anônimo disse...

Pastro,
Desculpe, não é charme não, é apenas o hábito. Você está certo, SC é South Carolina, onde aliás em volta existem nada menos que três circuitos ovais, considerando-se Spartanburg também.Cheguei a dar umas voltas num Chevy Stock Car (potência equivalente talvez aos Stock Light brasileiros)em Charlotte, Carolina do Norte, num troço chamado Richard Petty Driving Experience. O negócio funciona como uma franquia em várias pistas americanas. Paga-se uma taxa fixa (na minha época, 2001, era 366 dólares)com direito a oito voltas, sendo que quatro com instrutor e as restantes solo, mas com o instrutor te acompanhando de perto em outro carro. Giros a 5.000 rpm, potência controlada, mas é uma experiência e tanto passar beirando (no meu caso a mais de um metro...)a mureta externa a uns bons 220 km/h, por aí.
Já dá para os testículos subirem ao pescoço e ali ficarem de gravata borboleta...

Rodrigo Mattar disse...

São os carros do Richard Petty Driving Experience que, dirigidos por Wally Dallenbach Jr., são as atrações dos pré-programas das transmissões da Nascar que inclusive apareceram no Sportv. O Dallenbach vira e mexe punha artistas e atletas de outros esportes para gritar adoidado "ralando" os Dodges da escola de pilotagem a mais de 250 km/h.

Anônimo disse...

O McCoy é o cara mesmo. Por isso sou fã dele.

Wallace Michel

Mestre Joca disse...

Mattar,
Morro de rir quando vejo comentários desairosos (ai, ui...!!)a respeito de Nascar, IRL, Champ Car e quejandos por correrem em ovais. Sugiro a quem puder uma voltinha numa barata dessas e ver como é "fácil" dirigir a 250 km/h ou mais em oval, "só virando para a esquerda...". Experimentem e depois me digam!!

Anônimo disse...

Boa Joaquim,falou tudo,além do mais ,os circuitos ovais são muito perigosos,um grande desafio também a coragem ,não é para qualquer um não.

Jonny'O

Carlos de Paula disse...

bela lista. So omite o grande piloto alemao Rolf Stommelen, alem de david Hobbs