quarta-feira, 25 de julho de 2007

O dia D

Vinte e seis de julho de 2007, quinta-feira. Nesta data, a McLaren receberá do Conselho Mundial da FIA o veredito no caso "Stepneygate", onde Mike Coughlan, projetista-chefe da equipe inglesa recebeu de bandeja de Nigel Stepney um dossiê com 780 páginas de informações técnicas detalhadas da Ferrari.

O escândalo foi o maior caso de espionagem industrial já revelado na história do automobilismo e, pior, com a anuência de integrantes da McLaren - embora Ron Dennis jure de pés juntos que não. Ou então, porque será que Martin Whitmarsh, braço direito do diretor geral da equipe e o engenheiro Paddy Lowe, subordinado a Coughlan, foram afastados?

A McLaren está sendo julgada por infração ao artigo 151, item C do Código Esportivo Internacional, que se refere à "conduta fraudulenta, ou qualquer ato prejudicial aos interesses de qualquer competidor ou ao esporte a motor em geral".

Punições são aguardadas. Os tiffosi esfregam as mãos e anseiam solenemente pela eliminação sumária da equipe britânica da temporada 2007, abrindo caminho para um embate solitário entre Kimi Räikkönen e Felipe Massa.

A eliminação, tal como aconteceu com a Tyrrell em 1984, é uma possibilidade, mas só se o egrégio Conselho Mundial - do qual inclusive faz parte o presidente da CBA, Paulo Scaglione - julgar as acusações da Ferrari num nível que só caiba a eles próprios decidirem pela exclusão da McLaren.

Outras hipóteses são:

a - multa pesadíssima para a equipe de Ron Dennis;

b - perda dos pontos somados a partir do GP de Mônaco, quando o escândalo começou a tomar forma e Nigel Stepney foi afastado do seu cargo - e posteriormente demitido;

c - suspensão por no mínimo dois GPs para a McLaren.

Mas a gente sabe que existe outra alternativa, aquela que todo mundo que nasceu aqui já conhece:

d - tudo acaba em pizza e o campeonato segue o seu rumo.

Qualquer que seja a decisão (e tomara que não se pense em não punir a McLaren, nem que seja com multa), estamos diante de uma temporada das mais conturbadas dos últimos anos - e sem Prost, Senna, Jean-Marie Balestre ou Michael Schumacher.

Aqui, os trapalhões são outros...

4 comentários:

Anônimo disse...

Letra "d" acabou em "Pizza".
Pode conferir no site www.formula1.com

Anônimo disse...

ja saiu o resultado,culparam a Mclaren mas nao houve nenhuma puniçao...e eu achaba que so por aqui que as coisas terminavam em pizza...

Anônimo disse...

Infelizmente a letra D é a correta..

Se a McLaren tinha posse de arquivos da Ferrari, com todos os desenhos do modelo F2007, informações sobre como o carro se comporta com várias regulagens, bem como o consumo dos pneus, dentre outros dados, é impossível que ela não tenha usado nada. No mínimo, se aproveitou de dados de regulagens. A Ferrari sempre dominou o GP dos EUA, e esse ano a McLaren destruiu lá. Curioso né.

Perdi a vontade de ver o restante da temporada.. Vou voltar a dormir até tarde nos domingos de corrida.. GRANDE PALHAÇADA..
GRANDE PIZZA..

Anônimo disse...

Já dizia aquele comercial do Guaraná Antarctica:

"Meia mussarela, meia alitche ou calabresa...romana ou quatro-queijos, margherita ou portuguesa"

E como perguntar não ofende: Quem presidia a reunião era o Renan Calheiros?