Deu no blog do Ilimar Franco: o governador do DF José Roberto Arruda (lembram do escândalo do painel do Senado?) quer por que quer a Fórmula 1 na capital federal.
Abaixo, a íntegra da postagem:
O governador de Brasília, José Roberto Arruda, entrou em campo para trazer o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 para o autódromo Nelson Piquet, em Brasília, a partir de 2009. A proposta já foi enviada para o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Bernie Ecclestone.
Uma empresa, credenciada pela FIA, já está fazendo os estudos sobre as reformas que precisarão ser feitas para deixar o autódromo em condições de se habilitar para receber a prova. Entre as mudanças que serão feitas estão a reconstrução e relocalização da área dos boxes, ampliação das arquibancadas, mudanças no traçado e a redução do tamanho do circuito, atualmente de 5 mil e 400 metros. As obras serão feitas pelo sistema de Parceria Público-Privada (PPP).
Os ex-campeões mundiais Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, que reside em Brasília, estão apoiando a iniciativa e enviaram carta a Eclestone defendendo a realização da prova na capital do país. Entre as vantagens oferecidas, além de um autódromo totalmente reformado, estão a ampla rede hoteleira de Brasília, a facilidade de acesso ao local do circuito, um estacionamento para 35 mil carros.
O trânsito da capital, o porte do aeroporto e as condições de segurança da cidade também são apontados como elementos que favorecem Brasília na realização do GP Brasil de Fórmula 1. O memorial enviado a Ecclestone menciona ainda o fato do autódromo ser o único onde se pode ver toda a pista sentado na arquibancada principal.
9 comentários:
Sendo um projeto sério eu apoio totalmente, principalmente por morar em Goiânia. É minha chance de ver a F1 ao vivo.
Wallace Michel
Seria uma grande idéia, tomara que vingue. Mas para entrar no circuito, tem que chamar o Herman Tilke para reformar o autódromo.
Que me desculpem os brasilienses, mas F1 tem que ser em um lugar com cara de Brasil - ou seja, Rio ou NE. Senão, havemos de preparar nossos traseiros...
E, enquanto isso, o pobre autódromo de Jacarepaguá não tem condições nem para sediar campeonatos de arrancada. Será que depois do Pan vão dar jeito?
De qualquer forma, ótima essa notícia que vem de Brasília. Se vingar, é claro. Na situação em que estamos, não sei se Interlagos continua no calendário da Fórmula 1 depois de 2009.
Vic tem um lugar no Brasil que melhor nos identifica do que o DF. Se não gostamos de nossa imagem no espelho aí é outra história...
Wallace Michel
Eu estava no único GP de F-1 disputado em Brasilia, inauguração do Autódromo em 1974. Corrida insossa com 12 carros, vencida por Emerson e sua McLaren. Desde aquela época se discutia a realização do GP Brasil no DF. Alguns defendiam a idéia que o circuito não era adequado aos F-1 da época por ser muito "travado", com suas cinco curvas tanto à direita como à esquerda, quando comparado a Interlagos que tinha então 7.960 metros.Na F-1 de hoje, creio que não faria feio, claro se realizadas algumas reformas e ampliadas algumas áreas de escape. Creio ser uma boa alternativa a Interlagos que, como sabemos, já está meio condenado quando terminar o contrato com a FOCA.
Visualizando pelo Google Earth não vejo muitas condições para Brasília, no mesmo espaço que hoje tem o autódromo atual, torná-lo uma pista nos padrões da F1 atual.
O autódromo fica entre quatro avenidas, assim não vejo para onde poderia ser expandido.
As retas tem em torno de 800m, enquanto os autódromos mais modernos da F1 tem retas de mais de 1000m.
E de mais a mais, depois de terem surgidos vários boatos com projetos em Cabreúva, Minas Gerais e outros tantos, só acredito quando assinarem o contrato e começarem as obras.
Tomara que vingue! Brasília é a cidade que mais me orgulha em receber os gringos
Olá como fico sabendo se já entraram em contato com o arquiteto alemão Herman Tilke? eu sou responsável pela vinda dele a Goiânia e ele já está contratado para a reforma do nosso autódromo para o ano de 2009
Arimar - 62 81645062
Postar um comentário