Enquanto São Paulo tem um metrô razoavelmente grande - mas insuficiente para o tamanho da cidade, com diversas linhas (acredito que cinco), o Rio de Janeiro caminha a passo de cágado para a expansão metroviária.
Hoje, em O Globo, saiu uma matéria onde a companhia que detém a concessão do Metrô Rio vai fazer uma obra em que será criada a linha 1-A, interligando o bairro de São Cristóvão à Central do Brasil.
Muito bem, mas... a pergunta que não quer calar persiste: por que os bairros da Leopoldina e a Ilha do Governador não sentem nem o cheiro do concreto? Há anos - e eu morei em Ramos por quase três décadas - achamos que o melhor desafogo do transporte no Rio de Janeiro é o metrô, quer seja de superfície ou subterrâneo. Os planos dos governantes lamentavelmente só contemplam a Zona Sul e a Barra da Tijuca - evidente que em razão da expansão imobiliária desenfreada.
A população mais pobre fica privada de um mínimo de conforto embora seja verdade que o Metrô tenha a linha 2 indo até a Pavuna e cortando diversos bairros do Rio - porém, outros que não os da Leopoldina.
A verdade é que depois da administração de Carlos Lacerda (e isso no tempo da antiga Guanabara!), o Rio permanece estagnado. Demorou-se 30 anos para a Linha Vermelha ficar pronta e outros mais para sair do papel a Linha Amarela. Existem também a Linha Verde e a Linha Azul, vocês sabiam? Mas ninguém, absolutamente ninguém, fala ou pensa em arregaçar as mangas e dizer: "vamos fazer, vamos construir".
No Rio os verbos são justamente o oposto - desfazer, destruir. Por isso a cidade, o grande cartão-postal do país no exterior, está vergonhosa, entregue a um bando de políticos que são um zero à esquerda, sem representatividade nacional e desprovidos de caráter.
O pior é que quanto mais a gente olha para os lados, não temos quase ninguém em quem confiar. Eu, por exemplo, votei na Benedita da Silva na eleição de 2002 acreditando que ela derrotaria a Rosinha Garotinho. Tudo bem, ela perdeu, faz parte.
Mas... ver o nome dela envolvido numa lista de supostos beneficiados com propina, junto de sem-vergonhas como a própria Rosinha e os corruptos Álvaro Lins e Josias Quintal, me desagradou profundamente. É demais pra minha cabeça de 36 anos.
Quer dizer: o discurso de "negra, pobre e favelada" é da boca pra fora, pois sabe-se que ela mora num belíssimo apartamento no Leme, é casada com um ator conhecido, desde que se elegeu deputada pela primeira vez, nunca deixou de ter um cargo - inclusive no primeiro mandato do Lula - e dinheiro pra ela nunca foi problema. A velha história se repete, quanto mais poder as pessoas têm, mais elas querem usufruir dele.
E o povo continua sendo otário, como sempre foi.
4 comentários:
Rodrigo, obras só quando tem treta com a construtora.
é como você disse mesmo, e metrô nem mesmo com o PAN !!! embora seja um absurdo fazer obras só para o PAN, e as pessoa que moram aqui ? o PAN vem e passa ! nós que moramos aqui e pagamos um caminhã de impostos federais , estaduais, municipais e paroquiais ? ficamos chupando dedo !
Filipe W
Graças a Deus que o Cesar Lexotan Maia e o Carlos Arthur Queromeu Nuzman sairão do ar daqui a 50 dias. Aí a briga para reavermos o Autódromo será ótima, porque Acordos Judiciais assinados terão que ser cumpridos e os moradores da Vila Pan estarão entrando na Justiça pelas rachaduras e afundamentos de se construir prédios num pântano. E para terminar a ALEGRIA esse pústula não poderá se candidatar a Re-eleição.
Na prática, São Paulo tem só 3 linhas...a Azul(Norte-Sul), Vermelha(Leste-Oeste) e Verde(que beira a Av. Paulista).
A Lilás, inacabada, liga o nada ao lugar nenhum e a Amarela é a do famoso buraco.
É Mattar... infelizmente dessa vez vou pedir para que você não mire no exemplo de São Paulo...
Aqui não temos 5 linhas, temos apenas 4, é que ficaram prontas primeiro a 1,2,e 3 aí a quarta linha denominaram de linha 5... só agora estão construindo a linha 4 (aquela do túnel que caiu)...
Pior você não sabe... há anos quando a linha 3 foi construída já projetaram e construiram a plataforma da linha 4 pela mesma estação República, que seria uma estação transferência... hoje o estado da plataforma é este:
http://img214.imageshack.us/img214/6440/001pg2.jpg
http://img218.imageshack.us/img218/2354/002hr0.jpg
http://img224.imageshack.us/img224/9963/003rk8.jpg
http://img224.imageshack.us/img224/654/004es1.jpg
Tenho mais fotos como essa, fui eu mesmo que tirei, dando uma de "arqueólogo urbano", risos... e embora seja interessante ver a plataforma assim pra entender um pouco o método de funcionamento foi um choque pois temos umaplataforma de metrô pronta que custou uuma bala enorme e que hoje simplesmente vai ser (ou já foi) demolida simplesmente pq passados tantos anos o método construtivo é outro... mais caro por sinal!!!
Ou seja, o problema é nacional... teria muita história pra te contar do metrô de São Paulo que faz parte da história do desenvolvimento da cidade que não para de se desenvolver mas que poderia fazer isso um pouco mais rápido do que tem feito!!!
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