sexta-feira, 1 de junho de 2007

Sargento quarentão

It was twenty years ago today
Sergeant Pepper taught the band to play
They've been going in and out of style
But they're guaranteed to raise a smile
So may I introduce to you
The act you've known for all these years
Sergeant Pepper's Lonely Hearts Club Band

Com estes versos e aquele fraseado característico do início, começava a grande virada dos Beatles e da música moderna dos anos 60. John, Paul, George e Ringo abandonavam os shows ao vivo, as músicas de melodias "quadradas" (que vinham sendo pouco a pouco substituídas desde o álbum Rubber Soul) e partiam para novas viagens sonoras, sob a égide da banda do Sargento Pimenta.

O trabalho pioneiro completa 40 anos de lançamento justamente agora em junho. E além de se tornar o marco da carreira dos Beatles, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band é um álbum influente na carreira de muitos artistas e que também "fez a cabeça" de dezenas de jovens no mundo inteiro.

Pelo Brasil, a influência maior se deteve com a turma da Tropicália. Não foi à toa que Gilberto Gil pediu a Rogério Duprat um arranjo para a sua "Domingo No Parque", que remetesse aos Beatles e os fraseados do mestre George Martin. Na falta dos roqueiros ingleses, havia os Mutantes e o brasileiríssimo berimbau de Dirceu "Xuxu" Medeiros para dar o toque que o compositor baiano queria e pretendia para sua canção.

Do mesmo modo, Caetano Veloso mostrou-se impressionadíssimo com o disco dos Fab Four. Mas não chegou a reparar que John Lennon fazia uma menção descarada à LSD em "Lucy In The Sky With Diamonds". Quem lhe chamou a atenção para este detalhe foi o produtor do festival da Record, Solano Ribeiro.

Lennon diz ter composto a música inspirado em um desenho feito por seu filho Julian, que o batizara com o nome da terceira faixa do disco. Mas quem sabe ler nas entrelinhas com certeza vai dizer de pés juntos que John não fez a canção inspirado em um simples desenho infantil. Então, pra que mencionar uma "garota com olhos de caleidoscópio"?

Picture yourself in a boat on a river
With tangerine trees and marmalade skies
Somebody calls you, you answer quite slowly
A girl with kaleidoscope eyes

Cellophane flowers of yellow and green
Towering over your head
Look for the girl with the sun in her eyes
And she's gone

Lucy in the sky with diamonds
Lucy in the sky with diamonds
Lucy in the sky with diamonds

Follow her down to a bridge by a fountain
Where rocking horse people eat marshmallow pies
Everyone smiles as you drift past the flowers
That grow so incredibly high

Newspaper taxis appear on the shore
Waiting to take you away
Climb in the back with your head in the clouds
And you're gone

Lucy in the sky with diamonds
Lucy in the sky with diamonds
Lucy in the sky with diamonds

Picture yourself on a train in a station
With plasticine porters with looking glass ties
Suddenly someone is there at the turnstile
The girl with kaleidoscope eyes

Afora viagens como esta, o disco tem faixas inspiradíssimas. Ringo Starr compõe a melhor de todas enquanto integrante do grupo: "With A Little Help From My Friends". George contribui com a excepcional "Within You, Without You". E Paul McCartney fez aquela que é disparada a melhor canção da história sobre envelhecer: "When I'm sixty-four".

When I get older losing my hair
Many years from now
Will you still be sending me a Valentine
Birthday greetings bottle of wine
If I'd been out till quarter to three
Would you lock the door
Will you still need me, will you still feed me
When i'm sixty-four

As outras músicas não-citadas neste post foram gravadas, executadas e cantadas com o mesmo primor, o que torna Sgt. Pepper's de longe o melhor disco de toda a carreira dos Beatles e um dos mais espetaculares de todos os tempos. Eu, aliás, adoro o clima circense de "Being The Benefit For Mr. Kite!" - letra que é, pra mim, a cara do John Lennon.

Quarenta anos depois, o Sargentão Pimenta continua com tudo. É bem verdade que John e George não estão mais entre nós, mas a chama da beatlemania segue acesa. E eterna.

4 comentários:

Anônimo disse...

Tá muito legal seu blog..pena que nã otenho tido tempo de vir aqui e nem estar no pc..rs
Vc sempre demais.
Saudades

Anônimo disse...

Este disco é de fato histórico, muito influente mesmo.

Infelizmente, por ter sido lançado na mesma época, outro excelente álbum ficou "esquecido" - The Piper at the Gates of Dawn do Pink Floyd.

Anônimo disse...

Nunca me esqueço da porrada sonora que foi ouvir "A Day in The Life", a primeira faixa que ouvi deste disco (embora seja a última do LP). Nunca mais me recuperei.

Anônimo disse...

Excelente comentário sobre o álbum. Sou fã de BEatles...

So um comentário...

With a little help from my friends apesar de cantada por ringo foi composta pelo Paul e assinada por Lennon/McCartney...

No mais é isso..grande abraço do seu amigo forista do autoracing.

Breno Las-Cazas / Flamin'Pie