terça-feira, 19 de junho de 2007

Hein?!?

P.h.D. em mau-caratismo, o anão Alain Prost foi inquirido sobre a atual situação da McLaren onde Fernando Alonso e Lewis Hamilton lideram o campeonato, com o neófito inglês enfiando dez pontos goela abaixo do bicampeão do mundo.

E foi enfático.

“Eu acho que é um erro manter dois carros iguais dentro da mesma equipe. No final, isso pode ser prejudicial porque cria muita tensão."

Ele sabe muito bem o que é criar ou viver em tensão, especialmente quando dividiu por dois anos a mesma McLaren cuja postura ele critica, agora, com Ayrton Senna.

Em 1988, um ano atípico na história da F-1, os dois venceram quinze corridas. Prost fez mais pontos que o brasileiro, mas por conta do regulamento que previa a validade de onze dos 16 resultados do ano, o francês perdeu o título por três pontos.

No ano seguinte, as coisas começaram relativamente bem e como Senna não pontuou no Brasil e Prost foi segundo, o então bicampeão ficou tranqüilo. Mas a situação desandou a partir de San Marino e o francês, invocando um "acordo" que existia na época onde os pilotos não disputariam a posição na primeira volta - sob pena de correr riscos inúteis - teria sido quebrado por Senna na entrada da veloz curva Tosa. Daí em diante, foi um festival de aborrecimentos que culminou no teatro de Suzuka, que fez o anão chegar ao terceiro título mundial.

Nelson Piquet, que venceu de forma magistral um campeonato contra o mesmo Prost em 1983, sempre qualificou o rival como um piloto competente mas "político demais e frio nas manobras de bastidores". Possivelmente o nosso primeiro tricampeão se apoiava - e com toda razão - no beneplácito que Alain teria por ser compatriota do então presidente da FIA, o caricato Jean-Marie Balestre.

5 comentários:

Gustavo Castro disse...

O Piquet foi muito mais competente que o Senna ao ganhar do Prost. Ao contrário de Senna, como você bem disse no comentário, sempre qualificou o baixinho francês. E ele pode falar bem isso pois passou pela mesma situação há 19 anos atrás.

Anônimo disse...

Gosto do Prost, competente como Piloto afinal ninguem ganha 4 titulos a toa..

Anônimo disse...

Este é o principal motivo para a Ferrari correr atras do prejuizo e desenvolver seu carro ,já imaginaram como estaria o campeonato se o Hamilton fosse um mediocre?
Alonso já estaria com o campeonato no bolso.
Sobre Prost,um grande piloto,mas sempre torci contra ele.Gozado é que sempre tive uma enorme simpatia pelos outros franceses que correram na decada de 70.

Jonny'O

Alexandre Carvalho disse...

Prost PhD em mau-caratismo? Sei... E Senna, quando fez o mesmo em 1990, na mesma pista, você chamaria de quê, Rodrigo?

Rodrigo Mattar disse...

Não está se discutindo o mau-caratismo do Senna, e sim que o Prost também o é. Sobre o ASS, todo mundo que é consciente - ou seja, não pratica a idolatria exacerbada sobre sua figura - sabe que ele agiu de forma tão escrota quanto o Prost contra ele em 1989. Talvez até mais.