domingo, 10 de junho de 2007

Awesome Hamilton!

Não tenho a pretensão que outros têm por aí em matéria de gatomestrice. Mas quando a temporada começou, não tive dúvidas de que a Fórmula 1 veria cedo ou tarde uma vitória de Lewis Hamilton. E depois de seis corridas, ela aconteceu. O inglês que segue assombrando a todos nós chegou no topo do pódio no GP do Canadá e, de quebra, disparou na liderança do campeonato.

A corrida de Montreal é o que a categoria máxima precisa ter em toda a temporada, não apenas uma vez ao ano - excetuando, claro, o pavoroso acidente de Robert Kubica (que graças a Deus não sofreu nenhuma lesão ou fratura, provando a excelência da segurança dos carros de F-1). Quatro entradas do Safety Car e toda a sorte de pataquadas dentro e fora da pista.

Quando me refiro a "fora da pista" é em razão das pérolas proferidas pelo narrador e quem acompanhou a transmissão do treino do sábado quanto a corrida no domingo sabe do que estou falando. Não vou me ater à detalhes. Deixo para os leitores do blog refrescarem a minha memória.

E isso tudo sem contar a torcida deslavada a favor de um piloto que desde a sexta-feira nunca teve carro para brigar por uma vitória, muito menos por um segundo lugar. A largada foi apenas o único ponto forte de Felipe Massa em toda a prova pois, além de prejudicado na estratégia de paradas, o piloto brasileiro e Giancarlo Fisichella cometeram o mesmíssimo erro de Juan Pablo Montoya há dois anos: deixaram o boxe com a luz vermelha acesa, quando isto não é permitido pelo regulamento. Foram desclassificados e o narrador, auxiliado por um de seus comentaristas (que não foi o Reginaldo, diga-se), resolveu culpar a Ferrari!

Ora, a culpa é do piloto - que não lê o regulamento - e pronto!

Tirante isto, a corrida foi um passeio de Hamilton e os outros foram bons coadjuvantes, especialmente Nick Heidfeld, num resultado para lavar a alma da BMW e Alexander Wurz, de volta ao pódio na pista onde estreou na F-1 há 10 anos atrás, substituindo Gerhard Berger na Benetton.

Louve-se a excelente performance do austríaco, que largou em 18º e de Heikki Kovalainen, que de último foi pra quarto. E também os ótimos três pontos de Takuma Sato, que coloca a Super Aguri empatada com a Red Bull no Mundial de Construtores. Dá-lhe Sato-san!

E a Honda, com a vocação para o ridículo, estragou a boa corrida de Rubens Barrichello. Mandaram o brasileiro trocar de pneus a sete voltas do fim e o resultado foi o seguinte: pódio jogado fora e Rubens foi o 12º e último entre os que terminaram.

***

Na Motovelocidade, só vi a prova da MotoGP. E acho que foi um show dos três que integraram o pódio, especialmente do Doutor Valentino Rossi, que vendeu caríssimo a vitória a Casey Stoner, que lidera o campeonato 14 pontos à frente do italiano. Alex Barros deu outra surra no atual campeão Nicky Hayden durante a prova e de 14º terminou em oitavo, mesma posição que ocupa no campeonato. Só falta largar mais à frente para o piloto brasileiro fazer de novo o mesmo que fez em Mugello. Experiência e moto boa não lhe faltam.

***

Não vi a IRL. Só sei que Sam Hornish venceu e uma meia-dúzia foi parar no muro. Deve ter sido uma corridinha bem chata. E na ChampCar, a centésima vitória da Newman-Haas - cortesia de Tião Bourdais, com Justin Wilson em segundo e Robert Doornbos (dá-lhe Minardi!) em terceiro. Bruno Junqueira foi um apagadíssimo 13º colocado.

6 comentários:

Blog do Negão disse...

td bem Rodrigo, gostei de saber o q pensas sobre o narrador, e há tempos venho comentando com amigos a qualidade de narração do Sérgio Maurício, acho q ele jah poderia fazer um bico em alguma da globo, não achas??? Um grande abraço!!!!
Juliano Calliari

Alexandre Carvalho disse...

O GP do Canadá serviu também (pelo menos o vídeo mostrado antes da corrida pela Globo) para comprovar o que eu já pensava sobre Chico Serra: um verdadeiro babaca.

Já tinha essa impressão sobre ele desde que cobri algumas corridas da Stock Car no Rio.

Estúpido ao extremo, é capaz de dar uma patada em alguém até mesmo quando lhe perguntam as horas, o que dirá quando acha que foi prejudicado por alguém na pista. O resultado, muitos aqui puderam ver o que aconteceu entre ele e Raul Boesel em 1982: na falta de inteligência, apela-se para a pancadaria.

Anônimo disse...

Rodrigo,

O Felipe, mesmo com a Ferrari não rendendo o que se esperava dela, chegaria em segundo caso não tivesse acontecido entradas do Safety Car. O Heidfeld foi o primeiro e o Felipe, que quando ele entrou estava a 3 segundos dele, teria 8 voltas para fazer tempos melhores e descontar este tempo e depois na segunda parada a mesma coia, já que o Alonso tava errando muito. Quanto ao Lewis, já era mais que esperado sua vitória, pois é um excelente piloto e está numa ótima equipe, porém não acho que ele já é o campeão e que sua vantagem é algo de fantástica, já que faltam 10 provas e todos uma hora dão um azar, coisa que até agora ele não teve, pra ser sincero acho que a briga do Campeonato será entre o Alonso e, hoje, o Massa, mas também poderá ser o Kimi.

Anônimo disse...

E as "Pérolas" do narrador no Sábado (treino oficial): O "Hamilson", a "Spyder"...
...Difícil de suportar, mas muito engraçado!!!
Hamilton é muito bom mesmo!!! Mas, pessoalmente, não acredito que será o campeão (o número 2, que utiliza, será o mesmo ano que vem!!).

Anônimo disse...

hauahauh esses narradores!! Agora, me desculpe a sportv, mas gritar ESPETACULAR logo após um acidente violentíssimo com o Kubica foi 'pneu furado' hein... 0k

Muito boa corrida, todos os pilotos completaram a corrida na mesma volta! E o rubinho nem com 12 na pista consegue um top-ten ta foda.

Sato forçando ultrapassagem sobre Alonso , momento bonito, e que mostrou que Alonso tem sim ESPÍRITO ESPORTIVO, pois se fosse qualquer outro estrelinha (como caca bueno por exemplo), deixaria o japa passar facilmente e nao faria como Alonso, que pisou até onde pode no final da reta, até ser ultrapassado. (galvao que andou dizendo que Alonso nao tem espírito esportivo).

No mais, Minardi forever... e lembranças de Senna.
lsmn

Luly disse...

Olá!
Você sabe bem que não entendo nada de F1, só sei o que leio aqui de vez em quando. Mas hoje vou dar um pitaco aqui: Eu acho que esse Hamilton tem a maior pinta de ídolo. Tenho uma certa simpatia por ele, queria realmente que ele tivesse uma carreira brilhante de grande campeão. Torço para que isso aconteça!
:)