domingo, 17 de junho de 2007

A Divisão Panzer vence de novo

O leão da Peugeot agora mia feito gatinho. Desafiar a Audi, vencedora de todas as edições das 24 Horas de Le Mans desde 2000 - inclusive quando ganhou a Bentley, pois o motor do protótipo britânico era da marca alemã - é sem dúvida um desafio para poucos.

Nos últimos dois anos, a Pescarolo tentou e não conseguiu bater a supremacia germânica. E neste ano, mesmo com dois dos três R10 estoporados nos guard-rails do lendário circuito de Sarthe, prevaleceu o melhor desempenho do protótipo que carrega na carenagem os quatro anéis entrelaçados.

Venceu de novo o trio formado por Emanuele Pirro / Frank Biela / Marco Werner, que já haviam conquistado a prova ano passado. E a vantagem ao fim das 24 Horas foi de 10 voltas exatas sobre o Peugeot de Sebastién Bourdais / Stéphane Sarrazin / Pedro Lamy - resultado que credencia a marca francesa a voltar à corrida no ano que vem.

O terceiro e honroso lugar do pódio ficou com o Pescarolo Judd de Romain Dumas / Emmanuel Collard / Jules Boullion, beneficiado que foi por uma fuga de óleo do segundo Peugeot, tripulado por Minassian / Gené / Villeneuve.

O sonho do octa de Tom Kristensen foi por água abaixo em razão de uma batida sofrida por Dindo Capello e o terceiro carro, com Mike Rockenfeller, sofreu um acidente monumental na curva Tertre Rouge.

Na LMP2, viu-se uma débacle assustadora de praticamente todo o pelotão de competidores. Um por um, os protótipos da divisão foram sucumbindo - entre eles o Lola de Thomas Erdos, que buscava o tricampeonato. Sobraram apenas dois concorrentes, e se arrastando no final da prova, tomado por pesada chuva: o Lola-Zytek de Bill Binnie / Allen Timpany / Chris Buncombe e o Zytek da Barazi-Epsilon guiado por Adrián Fernández / Robbie Kerr / Haruki Kurosawa.

A categoria LMGT1 mostrou um índice técnico fortíssimo e um baixo número de abandonos, somente dois - um Corvette e um Lamborghini. E pela primeira vez nos últimos três anos, a Aston Martin conseguiu derrotar a Corvette, cortesia de David Brabham / Darren Turner / Rickard Rydell, 5º lugar na classificação geral. O trio formado por Magnussen / Fellows / O'Connell chegou em sexto e a terceira posição no grupo foi do Aston da Larbre, com Gollin / Bouchut / Elgaard.

Christian Fittipaldi e seus companheiros de equipe - Antonio Garcia e Jos Menten - fizeram o possível com o carro do Team Modena. Na 12ª hora de prova, enfrentaram um grave problema no Aston Martin e mesmo assim levaram a corrida adiante. Eles chegaram em décimo-sétimo na geral, décimo na GT1.

E para quem pensava que a Ferrari venceria com sobras na LMGT2, os Porsches mostraram quem é que manda: primeiro e terceiro lugares para a marca do cavalinho empinado de Stuttgart, com vitória de Richard Lietz / Raymond Narac / Patrick Long. Em segundo, classificou-se a F430 da Risi-Krohn com Colin Braun / Nic Jönsson / Tracy Krohn e a equipe Autorlando fechou a prova no terceiro posto, com Lars-Erik Nielsen / Pierre Ehret / Allan Simonsen.

A Ferrari de Jaime Melo Júnior, que conservou por muito tempo a liderança da categoria, sucumbiu na 17ª hora, com o finlandês Mika Salo ao volante. Como curiosidade, Adrian Newey, projetista da Red Bull de F-1, conseguiu um bom resultado em dupla com os pilotos Ben Aucott e Joe Macari, também ingleses. O trio chegou em quarto lugar na GT2, sem dúvida um resultado encorajante para três diletantes no automobilismo.

6 comentários:

Gustavo Castro disse...

Fiquei surpreso com o rendimento do Adrian Newey. Pensei que ele iria ficar em último no geral, mas não foi isso que ocorreu.

Anônimo disse...

estou sentindo falta do Henri Caique Pescarolo.....onde estarás ???? tomando um porre de vinho francês vagabundo....

Rodrigo Mattar disse...

Quanta maldade!
A Pescarolo pegou um terceiro lugar com sua equipe e um quarto com a Rollcentre... resultado muito mais do que honroso!

Anônimo disse...

Não caro Dinho,

Estou chegando de São Paulo agora, 21:00H.

O Rodrigo só omitiu que o Peugeot com o Bordais, na 5ª hora de prova teve, quando andava em 2º atrás do Audi nº 2 na mesma volta a cerca de 1 minuto, um problema na roda traseira e fez esta Volta em 7 minutos, entrou nos boxes com a roda traseira em Chamas e demorou neste primeiro problema 16 minutos dentro dos boxes. Voltou 6 voltas atrás do favorito dele, Rodrigo, o Tom Kristensen; e depois de mais 6 horas teve novo problema, onde perdeu mais 4 voltas nos boxes, por isso o Peugeot, que foi criado em Dezembro não venceu, mas ainda assim terminou em segundo e a Audi teve 3 desistências e ano que vem não virá porque sabe o tamanho do pepino, já que os meus carros também terão motor Diesel.

Pescarolo.

Anônimo disse...

os carros da pescarolo mostraram que a equipe e terceira força de le mans. como dono de equipe ele esta melhor do que prost, fitipaldi e alguns outros exemplos da F1. pode não ser o que ele desejava, mas sem duvida esta bem sucedido. peugeot tem mais um ano para aperfeiçoar seus carros, para primeiro ano andaram bem mesmo, mas precisam melhorar se quiserem vencer.

Anônimo disse...

Não tem problema ,ainda este ano deveremos ter uma vitoria e da Matra aqui no Brasil .
Vamos ver!

Jonny'O