quinta-feira, 7 de junho de 2007

Memória Le Mans - "Cavalinho empinado à alemã"


Consagrada em outras categorias e provas, inclusive de longa duração, a Porsche demorou para conseguir seu primeir sucesso em Le Mans. E ele veio em grande estilo.

O ano: 1970. Na 38ª edição da história da prova, cinqüenta e um carros se classificaram e deram a largada. Entre eles, sete protótipos 917 que tinham a fina flor dos pilotos contratados pela marca alemã: Pedro Rodriguez / Leo Kinnunen, Mike "The Bike" Hailwood / David Hobbs, David Piper / Gijs Van Lennep, Jo Siffert / Brian Redman, Vic Elford / Kurt Ahrens, Gérard Larrousse / Willy Kauhsen, Dick Attwood / Hans Herrmann.

Eram três carros inscritos pela John Wyer com as cores da petroleira Gulf, somados a dois do Team Salzburg, um do Martini International Racing e outro do Team AAW.

Os três da John Wyer, o carro de Elford / Ahrens e o de Piper / Van Lennep quebraram. Sobraram os menos cotados - o 917 L (Langheck, que significa traseira longa, em alemão) de Larrousse / Kauhsen e o 917 K (Kurzheck, que significa traseira curta - obrigado pela correção, Filipe W) de Attwood / Herrmann. Estes dois, com experiência de Fórmula 1, guiavam o carro #23 que recebeu a bandeirada em primeiro, após percorrerem 4.607 quilômetros e 342 voltas no total.

Larrousse / Kauhsen chegaram cinco voltas atrás e outro carro da Martini, o 908/2 de Rudi Lins e Helmut Marko completou a "trifeta" da Porsche na clássica prova, numa vitória para ninguém botar defeito. Entre os sete que receberam classificação (menor índice da história) terminaram dois modelos 911 que venceram na classe GTS.

Foi nessa prova também que começou a pré-produção do filme "24 Horas de Le Mans", estrelado pelo mito Steve McQueen e com direção de Lee H. Katzin. A Solar Productions, responsável pelo filme, inscreveu um Porsche 908/2 onde correram Herbert Linge e Jonathan Williams. Neste carro, o próprio McQueen correria, mas foi preservado para as filmagens. O protótipo tinha câmeras especiais e a Solar espalhou outras dezenas pela pista, inclusive para as cenas noturnas e sob chuva.

O filme seria finalizado alguns meses depois, com outras cenas produzidas na própria pista, com um excedente de mais de 100 mil figurantes que levou a produtora à falência. O filme chegou ao Brasil no fim de 1971, sendo exibido em salas como o Rian de Copacabana e o Metro-Boavista, no Passeio. Há dois anos, recebeu uma versão em DVD para matar a sede dos aficionados.

"24 Horas de Le Mans" foi exibido pela última vez na TV em 1999 na sessão "Corujão", da Rede Globo, com dublagem. O DVD só tem a versão original com legendas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vi o Filme em 71, tinha o VHS e tenho o DVD. Esta era a melhor categoria do Automobilismo em todos os tempos e parece que tal qual o Fênix, está resurgindo das cinzas.