segunda-feira, 25 de junho de 2007

Vedi, vini, vinci (Vim, vi e venci)


Demorou menos tempo em relação ao que os especialistas previam. Afinal de contas, achavam os entendidos que ele nunca teria futuro na Stock Car americana porque veio da Fórmula 1 e lá se comportava como um menino reclamão e chorão.

Mas Juan Pablo Montoya não está mais na F-1. Na Nascar e no automobilismo estadunidense, ele se sente em casa. Forma uma família feliz com a linda Connie e seus dois filhos. Pilota para Chip Ganassi, com quem venceu a ChampCar e as 500 Milhas de Indianápolis. E agora faz parte da história, integrando um seleto time do qual fazem parte apenas ele, Mario Andretti e Dan Gurney - os únicos com conquistas na F-1, na Nascar e na ChampCar.

Montoya é também o primeiro forasteiro em 33 anos a vencer uma prova da divisão principal da Stock Car nos EUA. Earl Ross, do Canadá, ganhou em 1974 as 400 Milhas de Martinsville. E é também o segundo triunfo do colombiano desde que mudou de categoria - em março, vencera no México uma prova da Busch Series.

Nesta prova de Sonoma (outro circuito misto, como o do México), foi usado o COT (Car of Tomorrow) e o modelo do Dodge é o Avenger, ao contrário do Charger adotado nas demais etapas. Os comissários técnicos avisaram, a propósito, que vão ser cada vez mais rigorosos nas vistorias e isto foi um fator primordial para as exclusões de Jeff Gordon e Jimmie Johnson, que tiveram de largar entre os últimos. Gordon ainda salvou um sétimo lugar e Jimmie, o atual campeão, foi o 17º.

A corrida deste domingo teve outros habitués de circuito misto: Boris Said (9º na corrida), PJ Jones (12º), Ron Fellows (15º), Butch Leitzinger (28º), Terry Labonte (35º) e o belga Marc Goossens, que estreou na divisão principal com um 36º lugar.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Rodrigo.

Qual a diferença entre o carro da NASCAR regular e o CAR OF TOMORROW?

Desde já obrigado.

Rodrigo Mattar disse...

Fernando, o COT é um carro mais "quadrado" e a principal diferença dele em relação ao modelo usual é que o aerofólio traseiro não está montado diretamente na carroceria e sim sobre dois suportes, quase como um carro de Fórmula.
Abrs

Anônimo disse...

Pergunta super complicada: de 1974 para cá quantos estrangeiros correram na Nextel Cup? Só me lembro do Christian Fittipaldi e do Gordo recetemente.

Wallace Michel

Rodrigo Mattar disse...

Essa perguntinha vou transferir ao Mr. Nascar, Paulo "McCoy" Lava.
Abrs