quinta-feira, 26 de abril de 2007

Que bicho é esse? - VII

Pra começar muito bem o dia...

Mister Joaquim dá mais uma vez o ar da graça e contribui com a foto de um belíssimo Protótipo com um tremendo logo da Ford em sua seção dianteira.

Cabe a vocês dizer: nome do carro, pilotos e ano em que ele apareceu nas pistas. E se alguém desconfiar do autódromo...

9 comentários:

Anônimo disse...

Grande Joaquim!Agora sim ,um carro maravilhoso, acho que é um dos mais belos que vi,é o Ford P68 em 1969 acho que é Brands Hatch ,atras um Lola T70 .
As linhas arredondadas desse carro são divinas e agressivas,lindo lindo!!

Jonny'O

Anônimo disse...

Com certeza Jonny´O esse P68 é lindão demais, nosso mestre Joca tem bom gosto ! hehehe

Esse carro da foto é da Alan Mann's Racing em Brands Hatch BOAC 500 Kms de 69, os pilotos eram Denny Hulme e Frank Gardner.

abs

Filipe W

Anônimo disse...

Jonny'O, eu juraria que este carro era o Ford F3L!
Abraços, Fred.

Anônimo disse...

Fred ,o nome correto é Ford F3L P68 ,então ,estamos todos cetos!

Abraços!

Jonny'O

Anônimo disse...

Mattar ,tá fora de topico mas pelo amor de Deus!Dá logo a resposta do Nissan Coca Cola!!

Jonny'O

Mestre Joca disse...

Fred, Filipe W e Jonni'O, todos estão certos. F3L é a sigla para Ford 3 Litres, outro nome do P68.
Com a retirada oficial da Ford em 68 após a FIA (sempre ela!!)mudar o regulamento dos protótipos baixando de 7 litros para 5 litros (e assim banindo o monstro Ford J de 7.000 cc), o que em tese beneficiaria Ferrari e Porsche, os dois principais particulares que corriam de Ford - John Wyer e Alan Mann - tomaram caminhos diferentes. John Wyer continuou desenvolvendo o Ford Gt-40 de 5 litros (o que lhe daria duas vitórias sucessivas em Le Mans, 68 e 69)e Alan Mann optou pelo desenvolvimento de um novo protótipo de 3 litros, equipado com o novíssimo Cosworth de F-1. Desenhado por Les Bailey, o mais famoso especialista em aerodinâmica da época, o carro foi inicialmente designado P-68 (# de projeto) mas a designação do modelo era mesmo F3L, pelo motivo já exposto.Três protótipos foram construídos e embora velozes, nunca foram um sucesso nas pistas, devido a uma crônica instabilidade em alta velocidade, provocada pelo excesso de downforce nas rodas dianteiras, sendo inclusive recusado por John Surtees. Estreou na Boac 500 de 1968 mas abandonou logo no início. O segundo carro acabou-se nos treinos para os Mil Km de Nurburgring, sendo que o outro não teve muita sorte, abandonando ainda na terceira volta. O melhor resultado do P-68/F3L viria com a pole position de Frank Gardner nos Mil Km de Spa, batendo os carros de John Wyer.O carro ainda fêz mais duas corridas em 68, mas sempre abandonando por problemas de confiabilidade.Em 69, ainda tentou correr a Boac 500 com uma nova versão, denominada P69 (talvez a da foto)abandonando depois de apenas 14 voltas. Suprema humilhação foi a participação seguinte,a Silverstone Martini Trophy onde o motor se recusou a pegar no grid de largada, forçando sua retirada da corrida.
Duas curiosidades sobre o P68-F3L:
Jim Clark estava escalado para pilotar o carro na estréia na Boac 500 de 1968. Mas preferiu disputar uma prova de F-2 em Hockenheim, onde sofreu o acidente que lhe causou a morte. Chris Irwin, promissor piloto inglês, machucou-se seriamente no acidente nos treinos de Nurburgring, o que lhe afetou sobremaneira a carreira.
Os dois protótipos restantes ainda sobrevivem, sendo que um deles participa com alguma regularidade de corridas de Clássicos na Europa; o segundo é mantido na garagem.
Isso aí, pessoal.

Anônimo disse...

Show ,show de bola !Valeu Joca!

Jonny'O

Anônimo disse...

Joaquim,

Tenho ficado muito imporessionado com o conehcimento que voce tem sobre tudo que se refere a corridas !!!
Eu lembrei do carro e de algumas situações sobre ele, como o fato do Clark ter sido convidado para pilotá-lo em Brands, mas, supostamente, por questões relativas ao fisco ingles, ter preferido ir correr em Hockenheim, de F2 , onde iria falecer.
Mas a curiosidade sobre o que voce narrou do Ford P68 (alias um lindo carro) é que o piloto que vinha atras do Clark, na hora do acidente, e que foi deu o depoimento de como a Lotus perdeu o controle em linha reta, foi exatamente o Chris Irwin...

Vicente disse...

Se não me engano, um dos protótipos foi pilotado por Alan Rees.