quarta-feira, 11 de abril de 2007

Cartão-postal de fachada

Tornou-se universal aquela fotografia tirada do alto, com a visão espetacular do Rio de Janeiro fazendo crer que esta é de fato a Cidade Maravilhosa.

Maravilhosa?

Do alto é uma coisa... no asfalto, a realidade é nua, crua, cruel.

O governo de Sergio Cabral completou 100 dias banhado em sangue. Um de seus seguranças foi assassinado, o carro dele carbonizado. Li rapidamente em alguns jornais que houve comemoração de bandidos em razão da morte do segurança. Abalado, o governador pediu ao presidente Lula uma intervenção nessa situação de caos em que o Rio de Janeiro se encontra.

Caos que lamentavelmente presenciei em parte na noite de ontem.

Saí para um prosaico rodízio de pizzas no Largo do Machado, a 3 minutos de carro da minha casa. Estava com amigos num táxi quando de repente, vimos diversos policiais vindo na nossa direção com fuzis, metralhadoras e pistolas. Ouvimos os primeiros disparos e, lógico, nos assustamos.

De dentro do carro, víamos dezenas de transeuntes correndo desesperadamente em busca de um lugar seguro. Pedimos pro motorista tocar rapidinho até a Parmê do Largo do Machado, pagamos a corrida e entramos, correndo também.

Depois dessa, imaginem se houve ânimo para comer direito no rodízio?

Só nos acalmamos quando perguntamos ao gerente o que tinha acontecido. Ele sabia muito bem: uma falsa blitz fora montada para assaltar diversas pessoas e roubar carros. A polícia chegou a fechar inclusive as duas saídas do metrô para que os bandidos não fugissem para lá e assim evitar maior tumulto.

Uma decisão até certo ponto sábia. Mas... e os disparos a esmo, que podiam ferir quem estava NO MEIO DA RUA?

E não temos a quem apelar. Um governo está apenas começando e, coitado, ganhou de herança um estado falido, cortesia dos "Garotinhos" marido e mulher, que passaram aqui pertinho no Palácio Laranjeiras, com administrações desastrosas.

O outro, municipal, levou a cidade ao limite do desvario, com a saturação do transporte, a saúde péssima (notaram que estamos em abril e temos epidemia de dengue?), a educação deficiente e, pior do que isso, a megalomania para realizar um evento esportivo de quinta categoria - os Jogos Pan-Americanos.

Estamos, com o perdão da expressão, fudidos e mal-pagos.

Lamentavelmente, o Rio de Janeiro é apenas um cartão-postal... de fachada.

2 comentários:

Anônimo disse...

caraca Rodrigo vc tb estava nessa !

eu estava na casa do meu sogro quando escutamos um bafafá danado, pois eles moram bem perto do Largo do Machado depois ficamos sabendo que era assalto ou tentativa de, mas a pessoa que nos contou não soube dar mais detalhes.

triste muito triste, recentemente fui assaltado na floresta da tijuca, não ia lá fazia muito tempo, é um local que gosto muito, para dar uma caminhada, fazer uma boa trilha e apreciar as magníficas vistas da cidade, e oque me acontece ? eu minha esposa e uma amigo fomos assaltados por 3 , sendo que mais tarde descobrimos que havia um 4º assaltante, e sabe o mais revoltante eram 12:30 e eles já estavam asssaltando pessoas no parque desde as 9:30 / 10:00 hrs!!!!
resultado, mais de 45 pessoas "aliviadas" dos seus pertences, e detalhe, não estavamos fazendo trilha, estavamos no asfalto !!!! e os guardas municipais do parque não avisaram ninguem, só foram fechar o parque lá pelas 2:00 hrs da tarde.
depois foi o calvário da delegacia, de 1:30 até 8:00 da noite para fazer o B.O !
Para completar e mostrar de forma cabal o ponto que chegamos, lá pelas 6:00/6:30hr chega uma pessoa correndo dentro da delegacia dizendo que tinha sido assaltada e tinham levado o seu carro, fiquei imaginando onde tinham roubado o carro dele e qual foi minha surpresa ao saber que tinham levado na esquina da rua da delegacia !!!!!!!

já dá pra ver como estamos bem arrumados !

como vc disse em um post passado param o ônibus que eu quero descer !

abs

Filipe W

Gustavo Castro disse...

E o pior de tudo, é que o infeliz do Cem, acabou com o melhor autódromo da America Látina, onde foi a realizada a formula 1 de 1980 até 1989. Estes motivos de segurança, me fazem eu ainda não ter feito uma viagem ao Rio de Janeiro. Tomara que isso se resolva.