quarta-feira, 4 de abril de 2007

Tá bombando!

Bombou a lista de inscritos para a Le Mans Series em Monza. Serão cinqüenta carros disputando 1000 km de corrida no mítico autódromo italiano. A corrida é só no dia 15, mas a gente já começa os pitacos para a primeira das seis corridas do campeonato - que encerra em novembro com as Mil Milhas de Interlagos.

A categoria "top" é a LMP1, que conta com um total de treze inscritos. Acho que tirando o protótipo Lavaggi Ford, que é café com leite, todos os outros 12 têm chances de marcar pontos. A favorita evidente é a Peugeot, que chega com o primeiro protótipo dentro do regulamento do ACO para 2009, com carroceria fechada. Os dois carros serão partilhados por Nicolas Minasssian/Marc Gené e Stéphane Sarrazin/Pedro Lamy.

Todos na caça ao "Leão" movido a diesel

A Pescarolo é a segunda força, mas terá rivais de peso. A Rollcentre Racing, com um chassi idêntico (e com pneus Dunlop) pode surpreender pois conta com o ótimo e rápido piloto português João Barbosa. Entre as equipes com chassi Lola, vantagem para a Charouz, que conseguiu tempos excepcionalmente bons no teste realizado em Paul Ricard.

A difícil missão da Pescarolo: chegar ao tricampeonato

Correndo por fora vêm os dois Courage, que vão correr com motores AER turbo de 3,6 litros e o Dome do veterano Jan Lammers, que vai de motor Judd como a Pescarolo, a Rollcentre e a Charouz.

Lola Judd da Charouz: rápido desde o início


Na LMP2, com onze carros inscritos, o panorama é imprevisível. Há carros reconhecidamente confiáveis - o Lola de Thomas Erdos é um deles. E outros, muito velozes porém sem nenhum fôlego aparente, como o Radical da Bruichladdich. Melhor não arriscar nenhum palpite. Certo é que haverá algumas estréias: o Zytek da Barazi-Epsilon é uma delas.

Não parece, mas este é um LMP1 convertido em LMP2: eis o Courage da JN Investissments

Também vão debutar no campeonato a JN Investissments (Saulnier Racing), com o Courage que era da Swiss Spirit; o Pescarolo LMP2 da Kruse Motorsport - único carro que vai correr com os pneus Kumho, coreanos; e o Radical Judd que era da Rollcentre e foi comprado nesta terça pela Embassy Racing.

A GT1 tem menos carros, mas está longe de ser desequilibrada. Pelo contrário: os sete inscritos formam o grupo mais coeso e que certamente vai brigar pelo título até a última corrida do ano. Serão três marcas diferentes no grid - a Aston Martin com dois carros da Larbre e outro do Team Modena; o Saleen, representado pela francesa Oreca e a italiana Racing Box; e os dois Vettes da equipe de Luc Alphand, que prometem muito este ano.

A trupe do Alphand: promessa da LMGT1


Na GT2, um número grandioso de concorrentes - 19 no total! E muito bons pilotos e equipes. A Porsche, por exemplo, encaixou dois de seus contratados em duas boas equipes - IMSA Performance Matmut e Felbermayr Proton, dando a Richard Lietz e Marc Lieb totais condições de brigar pela vitória já na estréia.

Richard Lietz: favorito no novíssimo 997 GT2 da Porsche?

E a concorrência é acirrada. Serão seis Ferrari F430, três Panoz Esperante, dois Spyker e um Corvette Z06, além de outros cinco Porsche muito bem-preparados.

Para as próximas provas, a situação vai ficar ainda melhor: a Création vai estrear seu novo carro, haverá um Dome na LMP2 e o Lister-Pescarolo vem para as pistas depois de julho.

Como eu bem disse lá em cima, a LMS tá bombando! Bom pra nós que vamos ver de perto esses carros fantásticos em São Paulo...

3 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,

Incluindo aí aqueles carrinhos da Alemanha, pode escrever que este ano , Le Mans ficará restrita a uma Briga entre minha Equipe e a Peugeot.

Au Revoir,

Pesca.

Anônimo disse...

Este ano é marcante, será lembrado como o ano do retorno dos franceses nas categorias de resistencia e classicos!
Pescarolo e Peugeot em Le Mans ,e a Matrakatrica na Superclassic.

Jonny'O

Anônimo disse...

rodrigo, o que você conhece da japan lemans series? parece que pela classe lmp2, correm carros de f3 com carenagem...é isso mesmo? é o mesmo regulamento da lemans series?
será que não poderiam usar esta idéia por aqui(já que pelo atual grid do sulamericano de f3,devem estar sobrando monopostos) para aumentar o grid do campeonato de endurance?