domingo, 1 de abril de 2007

Cleptomalucos

São muito estranhas essas histórias que vêm acontecendo ultimamente com pessoas famosas presas roubando.

Tivemos, em 19 de janeiro, o escândalo envolvendo o estilista (maneira educada de falar costureiro) Ronaldo Ésper, o arrogante personagem de um programa da Rede TV! especializado em falar - bem e mal - das celebridades na hora do vestir.

Ronaldo foi pego em flagrante, na ocasião, roubando dois vasos (!!!) de um cemitério (!!!!!) - no caso, o do Araçá. Achou que sairia impune levando as peças que pesavam 12 quilos cada uma, numa ridícula sacola de feira. Foi dedurado pelo vigia noturno do cemitério e viu o sol nascer quadrado numa cela comum, pois não possui curso superior.

Muito bem... esta semana estourou uma história envolvendo - ora vejam - o rabino Henry Sobel, uma das figuras mais influentes da comunidade judaica e presidente do rabinato da Congregação Israelita Paulista (CIP), foi detido sob a acusação de furtar gravatas, nos EUA.

Peraí... vasos a gente releva, acha folclórica a tentativa do Ésper, et cetera e tal. Mas, gravatas?

Com todo respeito: se eu tivesse o prestígio, a influência e a conta bancária do rabino, pensaria mil vezes antes de furtar um artefato que custa, pelo menos no exterior, uns 150 dólares. E estou falando de gravatas de griffe como Armani, Gucci, Giorgio's e Louis Vuitton.

Dou graças a Deus de só usar gravata uma ou duas vezes no ano, e olhe lá. É a mesma - a única que presta. Também só tenho um paletó e não vou morrer por causa disso.

É... esse pessoal não é cleptomaníaco não. É cleptomaluco.

6 comentários:

Anônimo disse...

Outra coisa engraçada, é que todos dois, quando foram pegos alegam depressão e uso de medicamentos !

Queria saber que remédio é esse ? acho que tem muita gente fazendo uso dele hj em dia.

Realmente é uma boa denominação essa de cleptomalucos hehehehe

abs

Filipe W

Anônimo disse...

Caro colega, acho este blog sensacional, técnico, bem humorado...mas desta vez acho que você pisou na bola.

Cleptodoentes também existem, e no caso do rabino Sobel talvez você devesse considerar esta hipótese antes de escrever o que escreveu. Uma vida limpa é algo a ser considerado antes de jogarmos uma pá de cal sobre uma pessoa de bem.

Marcelo de Rezende

Rodrigo Mattar disse...

Marcelo, respeito sua opinião, mas um erro não justifica o outro, concorda?
Tantas pessoas "de bem" podem ter desvios de conduta. Errar é humano, mas uma pessoa pública não se pode dar ao luxo de fazer o que o rabino Henry Sobel fez, concorda?
É jogar toda a credibilidade dele no ralo.
E cá pra nós, não sou o único que vai falar dele na internet. Tem vários blogs, charges, et cetera, que estão pegando bem mais pesado do que eu.
Não pense que sou anti-semita, criticando um membro da comunidade judaica. Estou bem longe de passar por isso.
Mesmo assim, espero que venha visitar este espaço mais vezes.
Um abraço.

Anônimo disse...

Por ser um líder religioso é que torna a atitude dele ainda mais vergonhosa e mais vergonhosa ainda foi a entrevista que concedeu hoje de tarde.

Se ele tiver um mínimo de ética deveria entregar o cargo de maneira definitiva, pois essa atitude dele não condiz com uma pessoa de sua posição.

Wallace Michel

Luly disse...

E assim vamos perdendo a fé nos homens e descobrindo que fé e religião são coisas diferentes. Os líderes não são semi-deuses, são humanos como os outros e fazem tudo de errado. Mas nem precisava ser algo tão baixo. Se fosse pobre, alegava que tinha cheirado cocaína. Rico toma prozac e acha que é cleptomaníaco.
Termos técnicos, apenas.

Anônimo disse...

Padres, Aiatolás, Rabinos e Monges não são Deuses nem anjos, são humanos que escolheram como missão levarem a palavra de suas religiôes à outros que comungam a mesma idéia/filosofia religiosa. Justamente por isso é de se lamentar a demonstração da fraquesa humana dada por quem, por escolha própria, não pode demonstrar. Me lamento pelo Rabino e acho que a comunidade Israelita vai entender que ele é um Homem com todas as fraquesas que nós temos. Não é um enviado de Deus e sim a escolha daqueles que têm a mesma religião para pregar e propagar o Judaísmo. Em tempo, sou Cristão.