Atolado até o pescoço de vôlei feminino - a decisão entre Rexona/Ades e Finasa/Osasco foi de arrepiar - só agora posso falar da Stock Car, que começa a temporada neste domingo em Interlagos.
A categoria atingiu um nível de profissionalismo e gigantismo que é impressionante. São 27 equipes (acredito) e havia 49 carros na pista durante a classificação.
E aí está o grande calcanhar de aquiles da temporada: uma lista com 27 pilotos - os 25 melhores do ano passado, mais o campeão e o vice da Stock Light, que terão vagas cativas em todas as 12 corridas do calendário.
É válido? Com certeza. Aliás, nenhum campeão da Stock, a exemplo do que ocorre na Nascar, não deveria ficar fora de qualquer corrida. Mas eu faço um senão a esta regra: acho que poderia haver, a cada três ou quatro corridas, uma reavaliação desta lista de "privilegiados". Como faz a Nascar.
No início do campeonato, só para exemplificar, Joe Nemechek estava fora dos 35 melhores - mas lá é diferente. Quem classifica é o carro, não o piloto. Assim como ele, Michael Waltrip e tantos outros estavam nas mesmíssimas condições.
Sei lá... de repente o melhor fosse colocar as 15 melhores equipes com dois carros cada e oito pilotos se classificariam por tempo.
Eu não sou o dono da verdade, mas com certeza vai rolar muita polêmica ao longo do ano inteiro. Só para ilustrar: Ruben Carrapatoso e Felipe Gama, que estiveram participando do certame de 2006, não vão correr. E nem Enrique Bernoldi e Ricardo Zonta, ambos com passagem pela Fórmula 1 e tudo.
A pole é de um estreante com um sobrenome de responsa: Daniel Serra, filho do tricampeão Chico Serra, com o Bora da Red Bull - equipe chefiada por Amir Nasr. Ele superou por 0s096 a Felipe Maluhy, da Avallone, que sempre consegue ótimos resultados em classificação no Autódromo de Interlagos.
Por ironia, a última fila terá justamente Chico, que é tricampeão da categoria e larga ao lado de Duda Pamplona - claro, os dois e mais Guto Negrão foram beneficiados pela "regra dos 27".
O atual detentor do título, Cacá Bueno, sai apenas em décimo-nono - ou seja, exatamente na metade do pelotão de 38 pilotos.
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