sábado, 7 de abril de 2007

A força do Power


A ChampCar finalmente começa a temporada 2007 neste domingo. Pela primeira vez em 29 temporadas, nenhuma de suas corridas acontecerá em circuitos ovais. Tanto que o novo carro, que vocês já viram aqui por fotos - o Panoz DP01 - foi inteiramente concebido para correr em pistas de rua ou autódromos.

Esse novo chassi tem bico alto ao estilo da Fórmula 1, câmbio paddleshift com acionamento por borboleta, motores Cosworth e pneus Bridgestone em dois compostos - o duro e o macio, identificado pela cor vermelha (viu, dona FIA?) na banda externa do pneu e muito visível para público e jornalistas.

Em que pese as novidades técnicas, o campeonato começa capenga. São apenas nove equipes inscritas - oito com dois pilotos cada e a Conquest com um só. Dos dezessete inscritos, oito são rookies (novatos) e todos formam uma verdadeira legião estrangeira: três franceses, quatro britânicos, um brasileiro, dois canadenses, um australiano, um suíço, um holandês, um neozelandês, um mexicano e... dois americanos: Graham Rahal e Alex Figge.

E para nenhuma surpresa, as escuderias que investiram mais pesado chegaram a Las Vegas como favoritas. Novidade, no entanto, foi o pole position: Will Power, australiano que vai para seu segundo ano na categoria, voou baixo com o carro do Team Australia, baixando em mais de 2 segundos a marca de Paul Tracy no treino oficial de ontem. E como o regulamento prevê que, independentemente do tempo do sábado, o autor da pole provisória larga na primeira fila, o canadense da Forsythe sai em segundo.

A Minardi festejou e muito o ótimo terceiro lugar de Robert Doornbos, que se colocou à frente do experiente Alex Tagliani. O segundo carro do Team Australia, com Simon Pagenaud, ficou em quinto e Bruno Junqueira, que tem contrato para todo o ano - informações colhidas por amigos através da irmã do piloto, Diana - sai em sexto. Uma boa e encorajadora posição para o único brasileiro inscrito no grid.

E o leitor mais atento há de perguntar: onde estaria o Tião Bourdais, o tricampeão?

Pois é... na volta rápida da qualificação de hoje, ele teve um pneu furado, rodou e bateu. O acidente o impediu de melhorar seu tempo da sexta-feira, e com um precário 1'20"197, ele larga em penúltimo, na frente do possante Alex Figge.

Se o cansaço me permitir, já que vou varar a madrugada trabalhando, tentarei assistir a corrida pelo Speed, e com a tecla SAP ligada... of course.

3 comentários:

Anônimo disse...

eu vou ver a corrida pelo live timing hehe

o Bourdais bateu no muro, depois o pneu furou

daí ele perdeu a volta mais rapida que tinha feito (nao era a pole no momento do acidente) por causar a bandeira vermelha

Anônimo disse...

Em relação a diferenciação dos pneus, eu prefiro essa última solução adotada na F1, sinceramente nunca consigo v essa lateral vermelha nos pneus da champ-car...
Mas o maior problema é ñ termos uma transmissão decente da categoria para o brasil, esse SPEED é um canal q poucos tem acesso e ñ há nenhuma alternativa à ele...

Anônimo disse...

o problema da F1 é que em um final de semana, o composto mole adotado, pode ser o duro para a proxima corrida

eles têm varios tipos de compostos, por isso a necessidade de apenas um marcador simples, como é essa da ranhura.

na champ car sempre o pneu mole tem aquele composto, assim como o duro.