segunda-feira, 23 de abril de 2007

Alexandre, o Grande


Na terra da antiga Constantinopla, Alexandre Barros mostrou a velha garra na terceira etapa do Mundial de MotoGP. Como foi bom ver o piloto mais experiente da Motovelocidade dando uma aula para as novas gerações!

Largando em décimo-terceiro, numa modesta quinta fila e entre 19 competidores, a priori Alex estava mais para o segundo pelotão do que para o primeiro. Ele tornou a tese totalmente furada ao ganhar quatro posições na largada, saltando para nono - e depois graças ao strike promovido por Olivier Jacque - que tirou de ação uma Honda, uma Suzuki e uma Yamaha (isso é que é detonar a concorrência...), foi para oitavo.

Não satisfeito, partiu pra cima de Nicky Hayden, o atual campeão, e o ultrapassou. Com o mau rendimento da Yamaha de Valentino Rossi, graças ao pneu traseiro que perdia aderência, ganhou a sexta posição. Duelou de forma agressiva com John Hopkins e Marco Melandri. E passou os dois.

Por pouco não chegou ao pódio, superando uma das máquinas oficiais de fábrica - a de Loris Capirossi, que perdeu o controle da moto na chamada Curva do Pânico e quase caiu. Na freada, o anão italiano deu o troco e ficou com a terceira posição.

Mas a corrida de Alexandre foi uma lição e tanto. Primeiro, que não se pode subestimar a experiência de um piloto que, em outubro, completa 37 anos de idade. E em ótima forma, livre (ao menos por enquanto) de lesões.

Segundo, porque Barros merece todo nosso apreço por se manter como nosso cavaleiro solitário num dos esportes mais difíceis e competitivos do mundo, desde 1986. Tirando sua breve experiência de uma temporada nas Superbikes, são 20 anos peregrinando pelas pistas mundo afora.

E num circuito que valoriza a técnica e a categoria do piloto, Alexandre Barros mostrou de novo que pode ser Alexandre, o Grande.

Em tempo: Casey Stoner venceu pela segunda vez no ano e lidera o Mundial da MotoGP.

2 comentários:

Anônimo disse...

E ainda tem muito mané que diz que ele é um fracasso.

O esperar de uma nação que quer jogar suas frustrações em cima dos esportistas como se a vitória ou derrota deles mudaria algo no estado de caos que a gente vive por aqui.

Parabéns Alex, você merece ainda mais.

Wallace Michel

Anônimo disse...

Concordo com o Wallace Michel.
O Alex é um caso a parte no mundial ,recordista absoluto em ficar entre os top ten na categoria rainha .
É impressionante o numero de gerações de pilotos em que o Barros dividiu durante sua carreira ,não é pouca coisa não,passou pela era de Spenser,Lawson,Rainey,Mamola,Schwantz,depois Dohan ,Cadalora,Beattie,Crivillé,Kosinsk,Chandler e agora a era atual.
Nestes anos todos passou por varios tipos de estilos de pilotagem predomonantes em cada tempo, tipos de motos 2T ,as estupidas cavalas que despejavam toda a potencia e depois as "suaves" que tinham a ordem de explosão invertida, as 1000 4t e agora as 800cc.
É muita coisa!
Grande Alex!!

Jonny'O