Acabo de assistir à terceira corrida da American Le Mans Series, pelo Speed (tecla SAP neles!) - e com a ancoragem competente de Leigh Diffey na transmissão, ajudado por Calvin Fish (quem acompanha automobilismo desde os anos 80 há de lembrar desse cara) e Brian Till nas reportagens.
E após 1h40 de prova, a mais curta do ano, a surpresa maior de 2007: a Audi perdeu!
Sim... o invicto protótipo R10 Turbodiesel também tem suas fraquezas. Pista de rua não é o forte do carro, batido inapelavelmente pelos Porsches e protótipos com motores Honda (Acura), cuja relação peso/potência é melhor em pistas mais travadas.
Some-se a isso uma situação infeliz no meio da corrida, quando Emanuele Pirro liderava depois de uma ultrapassagem de tirar o fôlego sobre Dario Franchitti até ser atingido pelo Porsche GT2 de Jörg Bergmeister. Com um pneu furado, o italiano perdeu duas voltas até chegar aos boxes e a equipe processar a troca.
E não foi só isso. Graças a escassez de bandeiras amarelas - houve só uma, na 12ª volta - o outro Audi, de Capello / McNish, precisou fazer um pit em bandeira verde e perdeu mais tempo que os rivais.
A Penske, que processou suas trocas no primeiro terço de corrida, avançou célere para os primeiros lugares e conquistou uma saborosa e merecidíssima vitória com o Porsche RS Spyder - a segunda do modelo na classificação geral de uma corrida (a primeira tinha sido em Mid-Ohio).
Os vitoriosos foram Romain Dumas / Timo Bernhard, com Ryan Briscoe / Sascha Maassen completando a dobradinha. E mais: Andy Wallace / Butch Leitzinger ainda chegaram em terceiro porque o Lola Acura de Adrián Fernandez e Luis Díaz ficou sem combustível na última volta.
A Audi, sem concorrência na classe P1, limitou-se a ganhar na sua divisão, com McNish e Capello amargando um sétimo lugar na geral. O Corvette de Beretta / Gavin ganhou na GT1 o duelo doméstico contra Magnussen / O'Connell e na GT2, pela sexta prova seguida, vitória do Ferrari da Risi Competizione, com Jaime Melo e Mika Salo.
Melo é piloto de fábrica da Ferrari. Por que não sonhar em vê-lo como test driver do carro de Fórmula 1 daqui a alguns anos?
Não é impossível...
Um comentário:
Em Le Mans, a velocidade é alta e o Leão Francês, a Diesel, vai engolir quatro argolas sem mastigar.
Postar um comentário