domingo, 1 de abril de 2007

Perna curta

Vai terminar, dentro de poucos minutos, o famoso "dia da mentira", o primeiro de abril, onde muita gente prega peças das mais variadas uns nos outros.

A brincadeira é por vezes saudável, mas há casos em que certos limites são extrapolados.

Não faz muito tempo, um post no Orkut suscitou uma polêmica e tanto. O engenheiro de motores da Honda, Osamu Goto, teria dado uma entrevista onde ele colocava o tricampeão Nelson Piquet nas alturas, relegando a segundo plano a dupla da McLaren - Prost e Senna.

Ora: é sabido que Goto tinha especial predileção pelo trabalho de Ayrton, especialmente sua determinação e velocidade que realmente eram seus pontos fortes. Quanto a acerto de carro, ainda acho que Piquet era o mais completo dos três.

A suposta reportagem / entrevista publicada pela Autosprint em sua edição 37 de setembro de 2000, tinha alguns erros que com certeza deixaram alguns com a pulga atrás da orelha. Um deles foi dizer que a Spirit e Emerson Fittipaldi tiveram importante papel no desenvolvimento dos motores. A pequena equipe egressa da F-2 sim, mas Emerson, quando andou no carro, foi em 1984 e com o motor Hart montado no monoposto.

Isto posto, uma cópia da entrevista veio à tona como uma reprodução da própria na revista. E aí a farsa veio à tona, com a aferição de diversos erros de idioma, de diagramação e quetais. Enfim, uma montagem descarada para ninguém botar defeito.

Parece sacanagem - e era, da grossa - mas o próprio autor da fraude revelou que era um 1º de abril no qual fez cair 10.000 pessoas ou mais feito patinhos.

Para quem arrotava pretensão de conhecer a fundo a Fórmula 1 e os meandros do automobilismo, faltou sem dúvida respeito desta pessoa com relação às milhares de pessoas ludibriadas com tamanha desfaçatez.

Fica o registro e o alerta: nunca, mas nunca mesmo, confie em absolutamente tudo o que teimam em dizer para você leitor, pela internet. Cheque fontes, confira com amigos, pesquise, corra atrás.

E mais uma vez minha mãe tem razão: a mentira tem perna curta.

Um comentário:

Rui disse...

Sou colecionador da AutoSprint há 30 e posso garantir que esta entrevista nunca existiu. Imagina o Goto considerar o Piquet melhor que o Prost e o Senna... se o Piquet mal conseguia dominar o Nakajima na Lotus, o Senna botava 3 segundos em cima do Japonês, já o Piquet 1,0 segundo.