quinta-feira, 5 de abril de 2007

Save the Indy 500!

A pouco mais de um mês para a disputa das 500 Milhas de Indianápolis de 2007, o panorama é desalentador. Em outras épocas, quando a prova ainda tinha as equipes da então CART, hoje ChampCar, a lista de inscritos era monstruosa.

Normalmente, eram mais de 50 pilotos inscritos para 33 vagas e, sem brincadeira, bem mais de 100 chassis inscritos. Em suma: números monumentais para uma corrida ímpar no mundo do automobilismo.

Pois bem: veio a cizânia que fez surgir a IRL há onze anos, com carros de segunda mão e uma Indy 500 das mais bizarras de todos os tempos, vencida por Buddy Lazier. No ano seguinte, surgiram novos carros, um novo regulamento, a categoria tinha força, porém... a situação foi piorando ano após ano.

Os custos dispararam, as equipes menores não têm orçamento para investir na categoria e o que se vê é uma média de inscritos comparada à da ChampCar, que luta desesperadamente para sobreviver. Juntem-se as duas e teríamos no barato mais de 30 carros. Mas não cabe agora comentar sobre reunificação.

O que se sabe é o seguinte: entramos no chamado deadline day para confirmar inscrições para a 91ª edição das 500 Milhas. E no momento, há apenas vinte e dois pilotos e sessenta chassis confirmados. É muito, muito pouco.

Para piorar, alguns dos inscritos seguem sob o chamado "TBA" (To Be Announced - a confirmar) e se estes forem preenchidos, ainda não será o suficiente para chegar a 33 carros.

Sintam o drama:

2. Tomas Scheckter (Vision Racing)
3. Hélio Castroneves (Penske)
4. Vítor Meira (Super Aguri Panther)
5. Sarah Fisher (Dreyer & Reinbold)
6. Sam Hornish Jr. (Penske)
7. Danica Patrick (Andretti Green)
8. Scott Sharp (Rahal-Letterman)
9. Scott Dixon (Ganassi)
10. Dan Wheldon (Ganassi)
11. Tony Kanaan (Andretti Green)
14. Darren Manning (AJ Foyt)
15. Buddy Rice (Dreyer & Reinbold)
17. Jeff Simmons (Rahal-Letterman)
18. TBA (PDM Racing)
19. Jon Herb (Racing Professionals)
20. Ed Carpenter (Vision)
21. TBA (Playa Del Racing)
22. Tony Foyt (Vision)
23. Milka Duno (SAMAX)
25. Marty Roth (Roth Racing)
26. Marco Andretti (Andretti Green)
27. Dario Franchitti (Andretti Green)
31. TBA (Playa Del Racing)
39. Michael Andretti (Andretti Green)
41. TBA (AJ Foyt)
43. TBA (Beck Motorsports)
50. TBA (AJ Foyt)
55. Kosuke Matsuura (Super Aguri Panther)
98. TBA (Beck Motorsports)
99. TBA (Sam Schmidt Motorsports)
TBA (Vision Racing)
TBA (Penske)

4 comentários:

Anônimo disse...

O Michael Andretti vai correr?
É isso mesmo que eu li?
[]s

Anônimo disse...

Sim é isso mesmo.

É meu caro Rodrigo a coisa tá feia no galinheiro do TG. Com a Indy 500 fracassando feio quero ver se vai ter campeonato de IRL ano que vêm...

Wallace Michel

Anônimo disse...

O cara chegou em 3º ano passado, ñ há motivo para espantos...

Anônimo disse...

É moçada, o negocio tá feio!
Este racha de 1996 fud eu até a Indy 500, nem se compara ao glamor dos tempos antigos onde homens e maquinas se tornavam Deuses ao vencer a prova.
Lembro da dificuldade em ter informações no inicio dos anos 80,mas valia a pena tentar acompanhar as ultimas noticias de indianapolis.
Em 1981 por exemplo alinharam para a prova um grande numero de marcas de chassis, Penske,Wildcat,Chaparal,Interscope,Coyote,Eagle,Ligthining,March,Phenix, entre os motores, neste periodo havia um dominio quase absoluto da cosworth, existia um motor Chev stock block aspirado ,mas era coadjuvante.
A unica nota triste deste periodo foi a sacanagem em cima da Porsche ,que estava preperando um novo motor de 6 cilindros boxer turbo para a Interscope ,mas antes que este motor fizesse sua estréia em corridas o pessoal da Usac alterou a pressão da valvula do turbo, deixando o motor alemão fora de combate.
Sorte de quem gosta de endurance ,pois e exatamente este motor boxer 6 que equipou os Porsche 956 ,imbativeis por quase toda a decada e 80.

Jonny'O