domingo, 15 de abril de 2007

Pitacos velozes

Num fim de semana repleto de eventos automobilísticos em todo o mundo, só dá pra resumir todo o resto num post só. Então, vamos aos pitacos velozes!

GP2

Nicolas Lapierre se deu bem com o grid invertido na segunda etapa do Bahrein. Oitavo na corrida do sábado, pulou na frente e de lá não saiu mais. O piloto da DAMS, a exemplo de Luca Filippi, venceu sua primeira corrida na categoria. Os brasileiros não foram bem e não pontuaram.

A1GP

A Alemanha é a campeã da Copa do Mundo de Automobilismo, com os resultados da prova da China. A Grã-Bretanha, com Robbie Kerr, venceu a primeira prova e a segunda foi ganha por Jonny Reid, pela Nova Zelândia. Os germânicos, durante o ano, foram muito bem representados por Nico Hülkenberg - cuja carreira já é gerenciada por Willi Webber - e Christian Vietoris, de apenas 17 anos. O Brasil seguiu sua trajetória medíocre e nem Vítor Meira deu jeito, abandonando as duas etapas.

Fórmula Nippon

Nada de pontos para João Paulo de Oliveira e Fábio Carbone na segunda etapa do certame em Suzuka. Só deu japa no pódio e a vitória foi de Satoshi Motoyama. Com duas provas cumpridas, liderança para Tsugio Matsuda, que tem 16 pontos.

Fórmula 3

Triunfo brazuca em Suzuka. Roberto Streit, que está em seu terceiro ano no Oriente, cumpriu um bom fim de semana. Fez um terceiro lugar na primeira prova da rodada dupla e venceu a segunda. A próxima etapa é em Motegi, no fim de semana do aniversário do dono deste blog, dias 19 e 20 de maio.

ChampCar

Depois de um início de temporada desastroso, Sebastién Bourdais deu as cartas e venceu em Long Beach, na segunda prova do campeonato. O tricampeão deixou Oriol Servia - que de última hora substituiu Paul Tracy em segundo e o líder do campeonato Will Power em terceiro. Bruno Junqueira colecionou mais pontos - foi um razoável sexto colocado.

Fórmula Atlantic

Mais uma vitória brasileira do fim de semana veloz. Raphael Matos dominou uma corrida acidentadíssima, com 31 carros na pista e mostrou que se tiver oportunidade, vai brigar pelo título. Luiz Mussi estreou pela Gelles e foi um modesto 20º colocado.

World Series

A categoria que corre com chassis Tatuus e motores Renault estreou com rodada dupla em Monza. No sábado, vitória de Mikhail Aleshin, da Rússia. Neste domingo, foi a vez do mexicano Salvador Durán atingir o topo do pódio. O único brasileiro inscrito, Carlos Iaconelli, não marcou pontos.

Le Mans Series

Com 46 carros no grid, a Le Mans Series deu a largada para a temporada 2007 na disputa dos 1000 km de Monza. Como previsto, a Peugeot venceu, com Marc Gené e Nicolas Minassian. Mas não em dobradinha. Um problema de câmbio tirou da disputa o outro carro, com Pedro Lamy e Stéphane Sarrazin - que ainda chegaram em terceiro. Entre os dois protótipos 908 Diesel chegou o Pescarolo-Judd de Jules Boullion e Emmanuel Collard.

Na classe LMP2, o brasileiro Thomas Erdos enfrentou problemas no trecho final de corrida, mas chegou em segundo na sua divisão. Didier Theys/Eric van de Poele/Fredy Lienhard venceram com um Lola-Judd. Na LMGT1, ganhou o Corvette de Alphand/Policand/Goueslard e na LMGT2, triunfo da Ferrari de Hernandez/Bonetti/De Simone.

Copa Clio Brasil

Eduardo Garcia fez a pole, mas foi Wagner Cardoso, da equipe Officer, quem venceu a segunda corrida da Copa Clio Brasil em Londrina, no Paraná. José Córdova, vitorioso na abertura em Curitiba, desta vez não completou.

Marcas

No Brasileiro de Marcas, que também correu em Londrina e realizou a exemplo da Copa Clio sua segunda corrida, deu César Bonilha de ponta a ponta, deixando o campeão de 2006 Fábio Ebrahim em segundo. Geraldo Sermann chegou em terceiro e lidera.

Endurance

Vitória de um protótipo Aldee Spyder com motor VW na abertura do campeonato em Londrina. José Hofig Ramos e Maicon Tumiate triunfaram na corrida de 3 horas de duração, sobrepujando o Mitsubishi Lancer campeão do ano passado, tripulado por Edu Souza Ramos e Leandro de Almeida. Apenas 22 carros largaram. É muito pouco...

TC2000

Mais de 24 mil pessoas lotaram o Circuito de Bahia Blanca para ver a terceira etapa do campeonato. Matías Rossi, o atual campeão, dominou o fim de semana, vencendo a prova classificatória e a corrida de fundo com seu Chevrolet Astra. Cacá Bueno só deu uma volta com seu Honda e abandonou. Gabriel Ponce de León, da Ford, lidera o campeonato.

2 comentários:

Anônimo disse...

foram 30 carros na atlantic

foi a terceira vitoria do matos na atlantic

ano passado ele correu na pro series da irl, e venceu as 2 corridas feitas em St. peterburg

o cristiano da matta estava em long beach. Foi ele quem deu a bandeira verde. Ele agora deve estar indo para o hospital onde ele ficou depois do acidente ano passado. Ele vai saber se ja pode correr

aqui é o link da entrevista coletiva apos a corrida da champ car. É legal ler os comentarios do Servia. Ele fala sobre o da matta

http://www.champcarworldseries.com/News/Article.asp?ID=11479

Anônimo disse...

Rodrigo,

Parece que a NASCAR não tem mais espaço espaço aqui!!!!

Sem o COT, Kenseth com o Ford #17 voltou a andar bem, vitória na Busch e segundo na Cup, após ser ultrapassado por Burton na última volta.

Guilherme.