segunda-feira, 30 de abril de 2007

A decadência de um artista

Desde que o mundo é mundo, assistimos diversas vezes o ocaso de artistas que tiveram em priscas eras o seu auge.

Elvis Presley, que morreu gordo e doente aos 42 anos de idade, foi um deles, enfiado naquelas roupas ridículas de shows igualmente ridículos, que inspiraram um grupo chamado Dread Zeppelin a fazer covers de Led e Elvis em ritmo de reggae e cujo vocalista, chamado "Tortelvis", se veste à imagem e semelhança do rei do rock em decadência.

Mas o que aconteceu com Jim Morrison é impressionante. Porque além de performer, poeta e cantor excepcional, e líder de um dos maiores grupos do rock em todos os tempos, o cara era bonitão, tinha todas as mulheres a seus pés, mas caiu de boca em ácido, haxixe e na bebida.

E terminou assim numa banheira de hotel em Paris, não com esta barba mefistofélica, mas gordo como no vídeo abaixo, onde ele canta "Alabama Song", "Back Door Man" e "Wishful Sinful".

Triste retrato da decadência de James Douglas Morrison.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sem Jim Morrison e outros grandes e talentosos artistas -- que sem dúvida abusaram de seus corpos -- nós viemos parar no estado atual da música popular -- ou seja, merda.

É uma cretinice imensa criticar Elvis Presley pelas roupas que ele vestia, porque estamos falando de uma outra época, outras modas, outros padrões estéticos. Isso tudo sem mencionar a contribuição fenomenal que eles (Elvis, Jim Morrison, etc.) tiveram na música e no comportamento pelo mundo afora. Morrison morreu aos 27 anos de idade e, apesar de sua desintegração física (e, provavelmente, emocional), deixou atrás de si um legado musical e sócio-político que, além de inegável, muito dificilmente será igualado ou superado.

A sua banda favorita -- Dread Zeppelin – obviamente se inspirou em Elvis, e as pessoas raramente se inspiram em coisas ou personalidades que desprezam ou odeiam (especialmente artistas, pois o investimento emocional é geralmente bem alto para ser desperdiçado com nulidades).

Por falar nisso, qual foram exatamente as sua contribuições para a comunidade global, meu amigo linguarudo?

Para resumir e finalizar: um homem sábio uma vez disse: a palavra é prata, mas o silêncio é ouro. E você? Você é um idiota.

Rodrigo Mattar disse...

Idiota é quem se esconde através de uma postagem anônima. Se palavra é prata e silêncio é ouro, covardia é lata. Ofender sem se identificar é fácil, falastrão.