sábado, 28 de abril de 2007

Pisou na bola, bicho

Num fim de semana com poucas corridas (mentira! tem F-3, Troféu Maserati, Porsche, Nascar e Grand-Am), o Saco de Gatos será um pouquinho mais musical.

A bola da vez hoje é Roberto Carlos, não o lateral que ajeita a meia, mas o "Rei" da música popular.

Francamente não entendo a cisma de RC com o livro Roberto Carlos em Detalhes (Editora Planeta), fruto de 15 anos de pesquisa do autor, Paulo César de Araújo. Porque é uma bem-construída retrospectiva da vida do artista e, mais do que isso, uma tremenda homenagem com detalhadíssimas passagens de como a carreira de Roberto se desenhou desde os tempos de adolescente em Cachoeiro até a explosão da Jovem Guarda em São Paulo e daí para o estrelato nacional.

Fico tentando entender o que terá incomodado tanto a RC no livro. Alguns depoimentos que o têm como um comedor incorrigível? Talvez... mas Roberto devia se orgulhar disto. Afinal, estiveram com ele mulheres desejadíssimas como Nice Rossi, Myrian Rios, Maysa e Sônia Braga, entre muitas outras que lhe deram bola e foram conquistadas por seus olhos tristes e o charme característico do cantor.

A história sobre o acidente que lhe custou uma perna aos oito anos de idade? Quem sabe... mas o próprio Roberto não esconde que fala disto em O Divã, uma de suas mais belas canções dos anos 70. Ou seria a revelação da existência de uma namorada da qual muito pouca gente tinha conhecimento até hoje: Magda Fonseca, que ganhou músicas como A Volta e Quero Que Vá Tudo Pro Inferno?

O que se sabe é que, após uma audiência conciliatória realizada ontem em um Fórum da Comarca de São Paulo, a editora fica proibida de comercializar o livro, que já vendera, segundo as contas, mais de 30 mil exemplares. Porém, Roberto Carlos em Detalhes ainda está à venda nas melhores livrarias do ramo.

Garanta o seu livro, antes que acabe.

Mas, uma coisa é certa: que é uma tremenda pisada de bola do Roberto contra seus fãs e possíveis futuros admiradores, ah isso é.

***

Em tempo: falando em biografias, vem aí a de um notório desafeto do Rei: Tim Maia. Escrita por Nelson Motta (que o cantor chamava de Nelsomotta), ela sai em setembro pela Objetiva. Nas palavras do autor, o livro é "preto, gordo e cafajeste", com 500 páginas de ótimas histórias, tiradas sensacionais e situações inenarráveis do pai da soul music no Brasil.

2 comentários:

Gustavo Castro disse...

Já tive oportunidade de ir a dois shows do rei. Que o cara manda bem pra caramba é inegável, mas ele tinha que deixar vender esse livro.

Alessandra Alves disse...

tem um debate legal no meu blog sobre isso.

sentimos sua falta!