domingo, 15 de abril de 2007

O senhor do deserto


O GP do Bahrein não foi nem sombra do que se esperava. Também pudera: Lewis Hamilton só tentou atacar no final. Kimi Raikkönen fez uma corrida burocrática e Fernando Alonso teve uma atuação totalmente sem brilho.

Aí alguém perguntaria: "Isto empana a vitória do Felipe Massa?"

Evidente que não, pois o brasileiro da Ferrari pôs a casa em ordem desde a sexta-feira. Quem mostrou desde o início que tinha condição e carro para vencer era ele, não os adversários. E ele deixou claro durante todas as 57 voltas que os erros da Malásia não o influenciaram e que a equipe ainda o apóia. Não foi à toa que Jean Todt, pelo rádio, elogiou a performance de Felipe dizendo que fora uma "corrida de campeão".

Não chega a tanto. Mas, sem pressão alguma, ele mostrou que pode ser um vitorioso no difícil epicentro da Fórmula 1.

Quem também mostrou brilhantismo à altura de Massa foi Nick Heidfeld. Aliás, o alemão tem tido um começo de temporada extraordinário. É verdade que ele não sai da quarta posição e nas três primeiras provas do ano, só deu Ferrari e McLaren no pódio. Mas ele é o dínamo que coloca a BMW como terceira força entre os construtores e, pombas!, deu um passadão em Fernando Alonso que envergonhou Ron Dennis e tirou um sorriso franco do sisudo Mario Thiessen.

Nota 10 para o Falcon, que vai obscurecendo o veloz e promissor Robert Timmy Kubica.

Barrichello, coitado, se arrastou para ser décimo-terceiro com a carroça da Honda, já apelidada jocosamente de Eca-Honda. E não é pra menos: o RA107 é péssimo. Nem Madre Teresa de Calcutá dá jeito e os engenheiros, que não são milagreiros, terão que se debruçar no túnel de vento e tentar salvar o carro até o Canadá, quando a versão B do mundinho de Rubens ficar pronta.

Mas o mais legal do fim de semana, depois de uma corrida bem meia-boca é olhar a classificação do campeonato e constatar:

1º Fernando Alonso, Kimi Raikkönen e Lewis Hamilton - 22 pontos; 4º Felipe Massa - 17 pontos; 5º Nick Heidfeld - 15 pontos.

É... três pilotos rigorosamente empatados em pontos, mas com Alonso levando vantagem em razão de uma vitória e um segundo lugar. Algo que não acontecia desde a primeira temporada da história da F-1, em 1950.

E ainda tem quem sinta falta do Schumacher!

Como diz o mestre Edgard Mello Filho, vão caçar um serviço!

6 comentários:

Gustavo Castro disse...

Sensacional este tríplice empate na liderança do mundial. E olhem o Nick Heidfeld que já está detonando com o Kubica.

Anônimo disse...

calma gente, o Kubica é bom !

o cara teve uma série de azares, mesmo nessa prova ele teve problemas, além disso o Heidfeld está muito bom neste começo de temporada, alias o Mario Thyssen deve estar sorrindo de orelha a orelha, não creio que ele imaginasse um começo tão bom, com o carro e a equipe se mostrando tão competitivos.

abs

Filipe W

Anônimo disse...

Lógico que um grande piloto como o Schumacher faz falta, mas não é insubstituível. Quanto mais piloto de nível melhor.

OBS: Nick Heidfeld apenas dois pontos do Massa. Regularidade conta muito na F1 hoje em dia.

Wallace Michel

Rodrigo Mattar disse...

Não é lógico que o Schumacher faça falta. Em três corridas, ele teria vencido todas e estaria com 12 pontos - no mínimo - de vantagem para o segundo colocado.

Anônimo disse...

Veio em boa hora esta vitoria do Massa ,esta no pareo!
Acho que o Lewis Hamilton perdeu a chance de brigar pela vitoria no primeiro pit, colocou mais gasolina e ficou lento ,não deu certo a tatica da Mclaren.
A Ferrari vai ter que melhorar as largadas ,senão vão ter muitos problemas esse ano, no Bahrein os Italianos tiverão sorte por ter muita sujeira no lado de dentro da pista.Vai ser um sufoco danado!

Jonny'O

Anônimo disse...

Reflexão: será que o pessoal da década de 1950 achou o mesmo do Fangio quando ele parou?

Não fazer falta por ser muito superior... chega a ser irônico. Lembrei-me de uma reportagem do Ico para a Racing mostrando que se o Schumacher não corresse o campeonato de 2004 a disputa do título ficaria entre 3 ou 4 pilotos.

Mesmo tendo três vencedores diferentes não tivemos disputas pela primeira posição. A monotonia das corridas na verdade continua. Porque temos ultrapassagens na Champ Car e na F-1 não?

Wallace Michel