quarta-feira, 18 de abril de 2007

A Ferrari que tinha tudo pra ser... e não foi (culpa de um alemão aí!)

O amigo de messenger Warlord, fã de heavy metal e automobilismo, tem me abastecido de ótimas fotos que pouco a pouco vou postar no blog. Mas a desse carro é acompanhada de uma história bem interessante.


Quem conhece, sabe que esta é uma Ferrari F50, modelo que sucedeu a lendária F40, que chegou a correr por aqui (lembram?) no Hollywood Granturismo que teve provas em Curitiba e Brasília, vencidas ambas por Nelson Piquet e Johnny Ceccotto, a bordo do McLaren GTR BMW.

Cabe aqui um parêntese. Eu fui, aliás, na coletiva de apresentação do evento no Meridien do Rio, quando trabalhava no Jornal do Brasil. E a assessoria de imprensa era da InPress, do falecido jornalista Ivandel Godinho, seqüestrado e morto de forma cruel.
Fecha parêntese.

Enfim... depois que a F40 foi para o espaço como carro de corrida, a Ferrari planejou a ascensão imediata da F50 para sucedê-la nas pistas. O carro da foto acima já estava praticamente pronto não só para correr no FIA GT como na American Le Mans Series, desafiando Corvette, Saleen e Chrysler Viper.

Estranhamente o projeto foi abortado e por uma simples razão: o fim do desenvolvimento da F50, que oneraria o orçamento do Reparto Corse da Scuderia Ferrari, serviu para ajudar a pagar o salário de um tal de Michael Schumacher. A Marlboro pagava grande parte do bolo, mas a Ferrari tinha que complementar de qualquer jeito o astronômico salário do alemão. E então a F50 de corrida dançou.

Em 2001, estreou a Ferrari 550 Maranello, mas o desenvolvimento do carro ficou a cargo de duas empresas particulares de preparação: a Prodrive e a Michelotto. O resto, como sempre dizem, é história.

Um comentário:

Anônimo disse...

Se for analizar por um lado ,foi uma grande sorte da concorencia, pois a Maserati é a propria Enzo com outra carenagem e um pouco mais simples talvez, só que, com um ou dois anos de atraso.

Jonny'O