sexta-feira, 30 de março de 2007

Subindo no telhado

Uma série de acontecimentos podem precipitar a saída tão falada do Grande Prêmio da França do calendário da Fórmula 1 em 2008.

A começar pela saída do maior defensor do evento em Magny-Cours, sede da corrida desde 1991, do cargo de presidente da Federação de Automobilismo. Jacques Regis não está mais no comando da FFSA e este foi um duro golpe para a organização da prova.

Além disto, a pista - que é localizada numa região de difícil acesso - recebe constantes críticas e, com exceção do GP realizado em 1999, as provas no geral são uma chatice absoluta.

Se formos pensar com a razão, nos perguntaremos para sempre porque cargas d'água a FFSA tirou a prova de Paul Ricard para levar àquele lixo de circuito que é Magny-Cours.

O traçado da Riviera é maravilhoso, com um "pusta" retão de 1,8 km, curvas de alta e de baixa, esses e toda a sorte de desafios. E depois de um período de abandono, está muito seguro. Ganhou a denominação de "pista de testes de alta performance", mas poderia muito bem voltar a receber a corrida da França já no próximo ano.

Há um porém (ai, porém!): Bernie Ecclestone, o Andy Warhol da Fórmula 1, acena com a possibilidade de uma corrida de rua nas proximidades de Paris, só em 2009. Ok... o apelo é bacana, a cidade-luz é linda mas, com Paul Ricard dando sopa, fica a pergunta:

Pra que pista de rua no GP da França?

2 comentários:

Hurricane disse...

Durante el gobierno de Carlos Menem, también se había hablado de que en Argentina se corriera la F1 en un trazado urbano, como si no tuviésemos autódromo en la ciudad...

Anônimo disse...

A primeira coisa que me veio a cabeça foi aquela vitoria dp Piquet em 1985 com a Brabham-BMW BT54 e os terriveis pneus Pirelli.
É muito triste ,nas é a realidade,que a grana é que pesa hoje em dia,e se não for um grande negocio para os cofres de Bernie Ecclestone ,pista com reta enorme ,seletivo e desafiadora, parece que não são argumentos suficientes.
É uma pena.

Jonny'O