quarta-feira, 28 de março de 2007

Tranqueira


Honestamente, achei que já tinha visto carros muito feios na história do automobilismo.

Mas uma tranqueira feito o Dywa (na foto aí acima, cortesia do bom amigo Jonny'O), conseguiu ser insuperável neste quesito.

O carro em questão foi concebido e construído em 1980 para correr com o convencional motor Ford Cosworth DFV de 8 cilindros e 3 litros de capacidade cúbica. Mas qual! Na lista de prováveis possibilidades para a Fórmula 1 daquele ano, nem ousou aparecer. E olha que eu saberia, porque mesmo tendo de oito para nove anos na época, já acompanhava automobilismo com muito interesse e tinha dezenas de exemplares da Quatro Rodas em casa.

Reza a lenda e o nosso bravo Jonny'O Quest que o Dywa teria sido apresentado para correr na Fórmula Aurora. E em que pese a March ter participado com um modelo zero em 1978, esta traquitana era realmente uma coisa horrorosa.


Reparem bem nas linhas da dianteira e na suspensão do carro, algo absolutamente ultrapassado para a época. Todo mundo praticamente usava suspensões com amortecedores inboard e os engenheiros que projetaram (?!?) o Dywa não tiveram essa preocupação, dotando o carro de uma suspensão outboard bastante simples.

Com tantos equívocos, não é de se estranhar que a aventura nunca tenha tido sucesso - se é que um dia ousaram sonhar com isso. O Dywa jamais correu uma única prova, quer seja na F-1 ou na F-Aurora.

6 comentários:

Anônimo disse...

O Jonny'O tem que ganhar um prêmio, pois encontra coisas muito estranhas.

Unknown disse...

incrível essas coisas...bons tempos da f1! teve tempo de ser apresentado algum piloto para essa "cadeira elétrica"? mais incrível ainda que tivessem conseguido um patrocínio da pioneer...

Anônimo disse...

O pior é que ,cá estamos nós,um bando de malucos comentando algo a respeito do carro, e o cara ainda teve a cara de pau de fazer uma apresentação de lançamento do carro ,pelo que dá a entender a segunda foto.
Sei não ,tô com vontade de fazer um prototipo em fibra de bananeira ,quem sabe daqui uns 20 anos não aparece nos registros de um 8W ou Forix da vida.

Jonny'O

Anônimo disse...

Cacilda eu tinha a primeira foto mas a segunda é inédita !

Blz Jonny´O !

Agora o detalhe da suspensão outboard em um carro asa é o detalhe de gênio já dá para imaginar a eficiência !

Tenho quase certeza que esse carro de 1980 é simplesmente o carro da primeira tentativa deles em 1974 (sim, eles já haviam tentado construir um carro antes) só que ligeiramente repaginado e atualizado (???).

Vou mandar a foto para o Rodrigo.

Se preparem que é outra tranqueira ! hehehe

abs

Filipe W

Anônimo disse...

Sem gozação, não parece plágio do Cianciaruso F2 Brasil?
Tô falando sério.

Anônimo disse...

Caique,
Parece,mas o Cianciaruso é mil vezes mais bem resolvido.

Jonny'O