segunda-feira, 19 de março de 2007

Céu e inferno

O Black Sabbath está de volta.

Não com o nome que consagrou o grupo. Muito menos com o carisma de Ozzy Osbourne, a lenda-mor entre os vocalistas do heavy metal.

A banda volta descaracterizada no nome e na formação porque, se fosse pra voltar, que tivesse Ozzy no vocal, Tommy Iommi na guitarra, Geezer Butler no baixo e Bill Ward nas baquetas.

O nome do novo-velho grupo é Heaven and Hell (Céu e Inferno), uma plena referência a um dos discos do grupo lançados na fase pós-Ozzy.

Não por acaso, este trabalho marcou a estréia do pequeno e feroz Ronnie James Dio nos vocais do Sabbath. Gosto muito do Dio, acho que ele tem uma potência vocal como poucos no rock, mas ainda sou mais fã do Ozzy. E do Bill Ward na bateria, também. Por essas e outras, não vejo com bons olhos a vinda de Vinnie Appice para os shows do Heaven and Hell.

Dio gravou quatro discos com o Black Sabbath e além do Heaven and Hell, ele cantou em "Mob Rules" (1981) e "Live Evil" (ao vivo, em 1982), além do massacrado "Dehumanizer", produzido em 1992. Depois dele, os vocais foram assumidos por Ian Gillan (sim, aquele que brilhou no Deep Purple) e pelo obscuro Tony Martin.

E não adianta os fãs extremados reclamarem. Nada de "War Pigs", nada de "Iron Man", os clássicos eternos do Sabbath. O novo-velho grupo só vai tocar as músicas do período em que Dio esteve no comando dos vocais. A ótima "Die Young" é uma delas.

De resto, o jeito é ver / ouvir Ozzy no auge detonando os clássicos da banda como no disco "Paranoid", disparado um dos melhores da história do heavy metal.

2 comentários:

Anônimo disse...

Black Sabbath,Deep Purple eram a referencia do Metal pesado nos anos 70 ,alias o Ian Paice na musica Burn foi divino!

Jonny'O

Anônimo disse...

Uma 'puta banda'... assim defino pois não deve haver palavrão que sirva como ofensa a esta banda! Bem, eu curto o som deles, mas quanto ao significado das letras, o problema é de quem escreveu.